Geografia CSA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tarefa nº2

+8
Yagnns vignoli
Andreza S.
andressa nobre
Bianca
Ana Carolina Assumpção
Jaene Reis
Amanda
profleo
12 participantes

Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Tarefa nº2

Mensagem  profleo Qui Ago 11, 2011 6:32 pm

O governo brasileiro implantou as privatizações a preços baixos, financiou os "compradores", sempre alegando não haver outros caminhos possíveis. A experiência de outros países, que a equipe de governo conhecia muito bem, mostra que essa argumentação é falsa. No caso brasileiro, havia outro aspecto, que não apenas aconselhava, mas também exigia, o caminho da "pulverização" de ações das empresas privatizadas. Qual? O governo já tem dívidas com os trabalhadores, cerca de 50 bilhões a 60 bilhões de reais, representadas pelo dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep (Plano de Integração Social/Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), usado por ele para financiar projetos diversos. Se todos os trabalhadores brasileiros fosse sacar seu PIS ou FGTS ao mesmo tempo, descobririam que não poderiam receber, porque está "faltando" aquele dinheiro, utilizado pelo governo. Isto é: quando se diz que o governo deve a cada João, a cada Maria, a cada Antônio, a cada Joana brasileiros, não é mera força de experssão. É a pura verdade. O governo poderia ter finalmente pago essa dívida aos brasileiros, entregando-lhe ações das empresas estatais.

Adaptado de: BIONDI, Aloysio. O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado. São Paulo, Ed. Fundação Perseu Abarmo, 1999, p. 13, 14 e 15.


Depois de ler o texto, reflita e responda:
a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.


Requisitos:
- No mínimo 100 palavras cada resposta;
- Fazer uma citação de um autor, um artigo de um site, lembrando de colocar a fonte em pelo menos uma resposta.
- Prazo: 11/08 a 18/08 ás 23:59h
- Valor: 0,15 cada resposta de acordo com o que foi pedido: coerência, coesão, objetividade, conteúdo, ortografia e gramática.
- Não esquecer de colocar devida identificação.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Amanda Sex Ago 12, 2011 9:13 pm

a)O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

Eu creio que sim. Com as privatizações isso só faz beneficiar as empresas, acaba causando prejuízos para o estado, um grande exemplo do autor:
"[...]o setor siderúrgico (Cosipa, CSN, Açominas, etc.). Até sua privatização estas empresas geravam grandes prejuízos e exigiam aportes do governo federal de cerca de US$ 1 bilhão por ano."
fonte:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E como ele mesmo fala, assim a medida que o setor cresce muito, chega ao ponto de que outros países veiam interferir, tomando medidas, e como na empresa de siderúrgica quem acabou perdendo foram os assessores. Isso tudo gera confronto até mesmo ocasionando greves contra as privatizações. Um grande exemplo são os aeroportos como:
"Aeroportuários devem entrar em greve contra a nefasta proposta de privatização. Merecem todo o apoio, antes que comece uma nova onda de privatizações dos serviços populares (aeroportos, hospitais, escolas, ônibus, metrô, trem, abastecimento de água, Correios, Caixa, BB,Petrobrás, Eletrobrás, Telebrás, etc)."
fonte:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas a setores que obtiveram sucesso com as privatizações, mas isso varia muito de interesses individuais.

b)O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

Sim, pois se não houver o controle, pode acarretar em um prejuízo econômico nacional. E quando a o controle do estado ou das empresas a tendência é de um desenvolvimento promissor, sem desestabilizar a balança econômica, sem prejudicar os demais e o crescimento das empresas será favorável ao estado. Além do mais que o estado se "intromete" em alguns assuntos de empresas, e isso é ruim como no trecho:
"O Estado não pode produzir barato. Ele não distribuirá os dividendos que a iniciativa particular poderia alcançar. É que o governo, como administrador, não pode evitar intermináveis dificuldades ou desperdícios inerentes à burocracia e, sobretudo, as intervenções políticas diretas ou indiretas. Precisamos livrar-nos das empresas do Estado, logo que possamos passá-las para as mãos de particulares. Realmente, o Estado, em toda parte, tem sido medíocre industrial e mau comerciante."
fonte:http://www.imil.org.br/artigos/o-estado-e-a-economia/
Resumidamente falando, prejuízo pra nós novamente.






[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por AvonGrapp em Seg Ago 15, 2011 3:24 pm, editado 1 vez(es)
Amanda
Amanda

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Resposta

Mensagem  Jaene Reis Sáb Ago 13, 2011 12:07 am

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

A história recente do Brasil está marcada pela destruição do patrimônio público e a entrega das nossas riquezas em grande destaque. As privatizações se concentraram no governo de FHC, quando em oito anos foram privatizadas 68 empresas federais, totalizando R$ 100 bilhões. Duas justificativas foram usadas para a privatização: ineficiência, incluindo altos preços e custos exorbitantes, e a utilização dos recursos para diminuir a dívida pública e realizar mais investimentos em saúde. Passados alguns anos, vimos que ambas eram falsas. O preço dos serviços, em geral, não diminuíu, a dívida cresceu, a saúde piorou e cerca de 600 mil trabalhadores foram demitidos. SERLEY LEAL.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Suponho que sim, pois a privatização das empresas visam lucros maiores somente para elas mesmas, e deixam de lado grande massa de pessoas que são totalmente desfavorecidas, por causa de tal. E quem verdadeiramente sai ganhando com a situação são as grandes empresas estrangeiras e nacionais que tem para elas setores inteiros à disposição. scratch

Jaene Reis

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Resposta -letra B

Mensagem  Jaene Reis Dom Ago 14, 2011 11:46 am

b ) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia?

"[...] A grande questão é: "para quem deve o governo governar, para os mercados ou para a sociedade?" A resposta óbvia seria governar para a sociedade, porém não é isto o que acontece. Os Estados nacionais muitas vezes não conseguem governar para a sociedade porque grande parte do dinheiro é gasto com juros, etc. Com este trabalho, embora não tenhamos ainda perspectivas claras sobre a "nova ordem mundial", queremos acenar para esta crise que, sobretudo hoje, atinge o estado contemporâneo." ( trecho retirado do texto do autor : Arthur Garcia A. A. Cyrino)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

De acordo com o trecho o governo não está em dia com a sociedade devido a grande parte do dinheiro que teria que ser destinado a eles, porem , são perdidos nos juros, etc. Ou seja, se com o governo “tomando” conta do controle da economia já se acarreta tantos prejuízos para a sociedade, quem dirá se não tivessem. affraid

Jaene Reis

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Resposta letra (A) e (B)

Mensagem  Ana Carolina Assumpção Dom Ago 14, 2011 12:46 pm

a)O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

Sim, pois as privatizações aumentam a dependencia economica com outros países e com ela estavam inseridos ''objetivos'' a serem seguidos no antigo governo e FHC ,como por exemplo captar poupança externa para financiar o desenvolvimento brasileiro, aumentar a competitividade econômica brasileira, diminuir o tamanho do estado e a maioria não foi cumprida de acordo com o autor que cita :
''O Brasil é uma grande economia e possui condições para reunir um bom capital para fazê-lo caminhar, sendo que o capital estrangeiro não tem peso algum na economia brasileira. A poupança externa que vem com os financiamentos sai na forma de consumo e, no final, o país não se desenvolve, apenas aumenta seu endividamento.''
''Todo brasileiro é testemunha de que esta competitividade que deveria gerar redução nos valores dos serviços públicos gerou, na verdade, um aumento e até mesmo a falta de alguns serviços como, por exemplo,a energia elétrica.''
''Ele não diminui de tamanho , pelo contrário aumenta a arrecadação a cada ano. O montante que o Estado arrecada é usado para o pagamento de dívidas internas e externas, tendo a composição de seus gastos alterada, comprometendo, assim próprio futuro em benefício dos agente financeiros.''
Então vemos em todas as citações do autor que as privatizações em certos pontos não trouxeram nenhum benefício ao povo brasileiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.
Sim, pois ainda há dependência com outros países desenvolvidos e também o Estado muitas vezes nos mostra que há incapacidade em fiscalizar os serviços ao consumidor e de acordo com o autor :
'' Houve um efeito sobre a economia e o planejamento e distribuição de renda. Segundo estudiosos, com a generalização das operações de mercado, num futuro breve, o Estado terá dificuldade para desempenhar com mais firmeza as funções estratégicas para controlar os rumos e limites para a vida econômica do país.''

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Surprised

Ana Carolina Assumpção

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Bianca Qua Ago 17, 2011 4:01 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

"[...] A mais emblemática delas talvez seja a da telefonia. Quando as empresas privadas de telefonia entraram no mercado, em 1998, encontraram apenas 22 milhões de telefones em operação no país. A instalação demorava cinco anos e uma linha chegava a custar 8.000 reais. Em menos de uma década, o acesso entrou no caminho da universalização: até o fim de 2005, já haviam 125,7 milhões de aparelhos em funcionamento - entre telefones fixos e ce
lulares."
"A vale foi privatizada há dez anos. Mais especificamente de 2000 para cá, a Vale comprou 16 empresas no Brasil e no exterior. Fez parcerias com a China. Prospectou negócios na África. Em 2006, comprou a canadense Inco por US$ 13 bilhões (maior negócio já feito por uma empresa latino-americana). Além disso, explora outros metais e até energia elétrica. O número de empregados multiplicou-se por cinco: são 56 mil funcionários e 620 mil empregos indiretos. O Estado arrecada R$ 4 bilhões de impostos com a Vale. O seu valor de mercado é dez vezes mais que antes da privatização, US$ 115 bilhões."

O Brasil não perdeu tanto com as privatizações, pelo contrário conseguiu melhorar muitas coisas, como por exemplo a rede telefônica, como o texto acima fala, que antes era bem mais caro e bem mais difícil de se ter uma linha telefônica, mas depois da privatização tornou-se mais fácil e barato. Um outro exemplo de benefício que a privatização trouxe é a Vale do Rio Doce, que depois de privatizada aumentou seus negócios no exterior e conseguiu ofereceu mais empregos a população.


b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

"[...] quase 34% daquilo que os trabalhadores e empresas produzem ao longo do ano é retirado das rendas privadas e, posteriormente, re-injetado na economia por meio dos gastos do governo. Isso significa que os dirigentes do setor público detêm grandepoder, pois podem decidir quem vai ficar com 34% da renda do país."

Cabe ao Estado controlar a economia do país, pois como o texto a cima informa, é o Estado que decide quem deve ficar com uma porcentagem de renda adquirida pelo país. E além disso o Estado pode concertar erros causados pelas Empresas, trazendo não só benefícios para o Estado, mas como também para as Empresas.

Fontes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bianca

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Resposta:

Mensagem  andressa nobre Qua Ago 17, 2011 9:18 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

Ao ler esse texto podemos observar que as privatizações à principio foi uma espécie de tiro no escuro, porque o Estado sabia onde atirar e como atirar , só não sabia , se de fato o alvo sairia certo, o que acarretou numa enorme divida, que logo depois ao invés de melhorar piorou, pois o dinheiro lucrado na venda das empresas foi utilizado para repor os gastos.Estes, nos quais foram maiores que o lucro da venda, o que resultou num rombo do governo, e os brasileiros foram as maiores vitimas, pois o dinheiro que poderia ser utilizado em investimentos em áreas que são mais importantes , foi aos poucos engolido nesse grande rombo.
''[...]as privatizações não reduziram a dívida e o “rombo” do governo. Ao contrário, elas contribuíram para aumentá-los. O governo ficou com dívidas – e sem as fontes de lucros para pagá-las. Ironicamente, o governo reconheceu isso com todas as letras.
Na carta de intenções que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, entregou ao FMI (Fundo Monetário Internacional), inconscientemente, o governo confessa que o equilíbrio das contas do Tesouro ficou mais difícil porque... o governo deixou de contar com os lucros que as estatais ofereciam como contribuição para cobrir o rombo até serem vendidas.
Além disso, os “donos” multinacionais das empresas privatizadas passaram a realizar remessas maciças para o exterior, para seus países, seja como lucros, dividendos, juros ou até como pagamento de “assistência técnica” ou “compra de tecnologia” de suas matrizes. Em lugar de ajudar a tapar o “rombo” externo, a privatização o agravou, e de forma permanente.''''
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

É necessário que o Estado direcione a economia, como também as Empresas tenham a fidelidade de cumprir as leis a eles impostas, porém é de suma importância que a sociedade tenha a consciência e a curiosidade de fiscalizar de que forma o governo faz isso, e como está sendo cobrado, pois não poder haver excesso de poder e ausência da informação, não podemos deixar que ocorra novamente esta decadência,do bem que de fato pertence a quem tanto contribui e quase nada é dado.

''Sem sombra de dúvida, os meios de comunicação, com seu apoio incondicional às privatizações, foram um aliado poderoso. Houve a campanha de desmoralização das estatais e a ladainha do “esgotamento dos recursos do Estado”. Mais ainda: a sociedade brasileira perdeu completamente a noção – se é que a tinha – de que as estatais não são empresas de propriedade do “governo”, que pode dispor delas a seu bel-prazer. Esqueceu-se de que o Estado é mero “gerente” dos bens, do patrimônio da sociedade, isto é, que as estatais sempre pertenceram a cada cidadão, portanto a todos os cidadãos, e não ao governo federal ou estadual. Essa falta de consciência coletiva, reforçada pelos meios de comunicação, repita-se, explica a indiferença com que a opinião pública viu o governo doar por 10 o que valia 100.''

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




andressa nobre

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Andreza S. Qui Ago 18, 2011 2:53 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

"Um dos principais objetivos tem sido o de proporcionar uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira, através de aumento de investimentos a serem realizados pelos novos controladores."

"O governo ainda é um dos maiores beneficiados pelo processo de privatização, nos últimos anos a arrecadação de impostos vem batendo recordes. Empresas que antes sufocavam as contas do governo com seus déficits, hoje geram lucro e pagam impostos, estes superam seu faturamento em época de administração pública."

Com esses dois trechos podemos perceber que o Brasil tem muito a ganhar com as privatizações, pois são muitas as melhorias que acaba trazendo, um exemplo disso é a privatização de rodovias, que depois de privatizadas aumentou a qualidade do asfalto. Também conseguimos ver que o Estado lucra com as privatizações, por causa dos impostas arrecadados.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

"Mas a participação do governo nos setores vendidos não acabou; com as privatizações foram criadas as agências reguladoras, Elas são departamentos autônomos que criam regras e fiscalizam o funcionamento das concessionárias. Atualmente, são mais de vinte, sendo oito federais. Entre elas estão a Anatel, que cuida da telefonia, a Aneel, responsável pela energia elétrica, ANP, que trata de petróleo e a ANAC que cuida da aviação civil."

O Estado deve controlar a economia. Com esse trecho compreendemos que o Estado não deixa de lado as empresas privadas, ao contrário, continua controlando e fiscalizando-as. E cabe ao governo decidir se vende ou não algumas empresas, para que assim possa trazer benefícios aos cidadãos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Andreza S.
Andreza S.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Yagnns vignoli Qui Ago 18, 2011 4:34 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

a) Na verdade há duas indagações a serem analisadas, pois se olharmos de forma geral a privatizações no Brasil é positiva no sentido de preservação do bem público, vou dar um exemplo; as rodovias federais e estaduais, depois da privatização elas se tornaram bem sinalizadas e com infra-estrutura digna de uso. Por outro lado, é negativa no sentido de nos brasileiros perdermos a liberdade de usar e usufruir um bem público que o governo tem a obrigação de manter em perfeito estado, levando também em conta a perda econômica dos dois lados, tanto o povo quanto o governo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
é um crítico das privatizações, em especial
a da Vale do Rio Doce. Ele tem razão?

A Vale era uma empresa funcional mesmo sob o comando estatal. Porém, não pagava impostos e não tinha capital próprio para se modernizar, crescer, nem podia atrair investidores privados. Estava condenada ao sucateamento. Privatizada, tornou-se uma das maiores empresas do setor siderúrgico. Suas ações valorizaram-se 500% nos últimos cinco anos.
fonte:http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/privatizacoes/08.html

b) Na minha concepção o estado deve ter o controle da economia e saber como as empresas estão trabalhando, visando assim maior controle dentro da economia do país, isso tornaria o estado mais forte e ciente dos problemas que afetam a economia brasileira, não deixando de enfatizar o controle de vários segmentos empresariais que possam afetar o ecossistema.
bounce chumba chumba
Yagnns vignoli
Yagnns vignoli

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 74
Localização : jamaica

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty resposta da nathii

Mensagem  andressa nobre Qui Ago 18, 2011 7:08 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
R:Apenas em 2010, a Vale do Rio Doce atingiu um lucro recorde de R$ 30,1 bilhões. Esta soma extraordinária representa um crescimento de 192% em relação a 2009.Em 1997, a empresa foi privatizada pelo PSDB em um processo reconhecidamente fraudulento por um preço 100 vezes menor do que realmente valia. Ou seja, foi um presente do governo a grandes capitalistas que ganharam rios de dinheiro à custa do povo brasileiro.Com a privatização, as riquezas minerais do país, como ferro, bauxita, cobre, carvão, manganês, ouro, urânio etc., bem como nove mil quilômetros de malha ferroviária, portos, usinas e terminais marítimos, foram confiscados da população brasileira e entregue a um punhado de parasitas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

pode ser que que sim, a privatização das empresas tem lucros maiores somente para elas e deixam de lado as pessoas desfavorecidas. E quem sai ganhando com isso são as grandes empresas que tem para elas setores à disposição.
by: nathi pikena d+ lol!

andressa nobre

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty resposta da nathii

Mensagem  andressa nobre Qui Ago 18, 2011 7:28 pm

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.
R:A proposta de reestatizar a Vale baseia-se no argumento que ela traria mais benefícios ao país. Mas podemos ver o contrário. Hoje, a Vale tornou-se um gigante global capaz de fazer alguns dos maiores negócios da área de mineração.
Segundo o economista Armando Castelar Pinheiro, do Ipea, "a Vale jamais chegaria aonde está se ainda fosse estatal, nem faria negócios de grande dimensões com tanta agilidade". O próprio presidente Lula teria afirmado que a decisão do PT de apoiar o movimento pela reestatização era para "fazer média".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Estado controlar a economia do país, o Estado que decide quem deve ficar com a porcentagem de renda adquirida pelo país. o Estado pode concertar erros causados pelas Empresas, trazendo não só benefícios para o Estado, mas como também para as Empresas.
by:nathi pekena cheers




andressa nobre

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Ketlen Aline Qui Ago 18, 2011 9:46 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações?

[..] ''As empresas privatizadas, de modo geral, são mais bem administradas e mais eficientes, mas a sua prioridade é maximizar a remuneração dos acionistas, dentro dos limites da lei e das regras em vigor. Como conciliar esses interesses com o interesse público é o grande desafio.

Privatizações têm funcionado bem e redundaram em melhoria da eficiência das empresas em países industrializados estáveis, onde a população cresce pouco e as cidades já se estabilizaram há muitos anos.
[..] ''

Privatizações e interesse público Autor(es): José Goldemberg O Estado de S. Paulo -

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bem, de acordo com os sites que andei pesquisando, e na minha humilde opinião, o Brasil tem mais a ganhar com as privatizações do que perder, mas claro que também teve pontos negativos com isso. Os benefícios para o nosso país foram o seguinte, as empresas que estavam quase indo a falência foram resgatadas, a área da telefonia melhorou bastante, agora quase todo mundo, tem um telefone fixo e celulares funcionando bem, e as empresas investiram mais na tecnologia. Os pontos negativos com as privatizações foram que as empresas não se interessavam pelas áreas mais carentes..
[...] ''Exemplo disso é o Programa Luz para Todos, do governo federal, que tirou quase 10 milhões de pessoas da escuridão e não custou muito às empresas estatais que o tornaram viável. Do ponto de vista estritamente financeiro-contábil, ele deu prejuízo, mas o retorno dos investimentos virá a longo prazo, além da melhoria imediata das condições de vida dos beneficiados.[..]''

Outro ponto negativo foi na áreas das rodovias, onde o preço dos pedágios são altos. Mas, mesmo com esses prejuízos que foram causados pelas privatizações, o Brasil teve muito mais a ganhar.

---
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

Acho que nem o Estado, nem as Empresas devem deter o controle da economia, ambos são importantes, o controle não pode ficar só com o Estado ou só com as Empresas, viraria bagunça. Mas, acho que o Estado ainda tem grande controle da economia, com as privatizações diminuiu um pouco a participação do Estado, mas acho que ainda assim, ele tem o maior controle.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Beijos ;* [:
Ketlen Aline
Ketlen Aline

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/08/2011

https://www.facebook.com/ketlen.alinee

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Flavio Lucas Qui Ago 18, 2011 9:49 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perde com as privatizações?

O Brasil não perdeu com as privatizações, mas de um modo a população acabou sofrendo com elas, um ezemplo disto são as rodovias que quando privatizadas ficam boas, entretanto é a população que paga e paga bem caro. O estado brasileiro não sabe controlar as empresas e acabam as vendendo de forma rapida e barata. Nos dias de hoje o Brasil já descobriu que é bom manter as empresas porque elas podem prosperar rapidamente como a petrobrás. Mas o estado já destruiu tanto que a população não acredita em melhora, pelo mesnos é o que diz a pesquisa feita pelo jornal O Estado de São Paulo: "A percepção dos brasileiros é que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto. As mais altas taxas de rejeição (73%) estão no segmento de nível superior e nas classes A e B". A pesquisa também mostra que os brasileiros já tomaram conciencia de como isso é ruim para o país, e estão começando a exigir melhoras siginificativas.

b) O estado ou as empresas devem deter o controle da economia?

Na minha opinião a economia deveria ficar nas mãos das empresas, já que como não esta dando certo com o governo, mas sem a supervisão do estado poderia ocorrer uma bagunça, o preço dos produtos aumentaria e os impostos abaixaria, e neste ponto que o Brasil peca ele suga muito da populaçãoporque os politicos corruptos sugam dele, sendo assim se acabassem com a corrupção não haveria impostos altos e prelos altos, e netao poderiamos comprar produtos importados.
O governo poderia tentar viver sem impostos altos e se acustumar a viver sem tanto dinheiro, mas para isso acontecer deveriamos mudar o jeito de pensar nosso e assim dos governantes.

Fontes (A) : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fontes (B) : SEM fontes, apenas chumbadas


(Joinha na fonte bounce kkkkkkk by: amanda )
Flavio Lucas
Flavio Lucas

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Lucas Qui Ago 18, 2011 10:02 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
"BRASÍLIA - Sete anos após a privatização da telefonia no Brasil, em julho de 1998, o número de postos de trabalho no segmento de telefonia móvel cresceu 492,34%, de 18.065 para 107.006 empregos. Em todo o setor, o crescimento foi de 83,8%, de 152.946 mil para 281.084 mil postos. Os dados foram divulgados pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas do Amaral, na abertura do fórum de debates do Telecom Americas 2005, no Centro de Convenções de Salvador (BA). Na avaliação de Elifas Gurgel, os dados setoriais são mais uma sinalização do reflexo positivo da evolução das telecomunicações brasileiras". O Globo [Rio de Janeiro] 04 Oct 2005: /.

Não há necessidade de o Estado estar no controle direto do setor produtivo e de serviços como é o caso das telecomunicações, prova disso é o grande aumento da oferta do serviço e o conseqüente aumento no número de postos de trabalho.
É claro que em um primeiro momento, no qual a prestação do serviço ou de produtos essenciais para a população deve ser feito pelo Estado, pois o mercado antigamente ainda não tinha condições de manter tais serviços ou produtos, outro exemplo muito claro é a produção de aço que tempos atrás era adminstrada pelo Estado, pois era necessário para o desenvolvimento do país, mas quando houve condições do mercado privado assumir esta produção, houve a privatização, é claro que estamos falando da Companhia Vale do Rio Doce.

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.
Num país globalizado e em constante desenvolvimento como o Brasil as empresas mesmo que não querendo acabam tendo o controle da economia, no meu ponto de vista, concordo com o controle das empresas sobre a economia, entretanto, é necessário que aja intervenção do Estado para fiscalizar como está sendo efetuado os serviços dessas empresas. Neste modelo de economia o governo pode ter uma preocupação maior com a saúde, educação, E.t.c.


- Lucas Gonçalves -


Última edição por Lucas em Qui Ago 18, 2011 10:04 pm, editado 1 vez(es)

Lucas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Tarefa

Mensagem  andressa nobre Qui Ago 18, 2011 10:02 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

Sim porque todo dinheiro arrecadado nessa privatizações, não adiantaram em nada.Onde até os brasileiros sentiram na sua vida social.
''De acordo com o jornal, "a percepção dos brasileiros é que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto. As mais altas taxas de rejeição (73%) estão no segmento de nível superior e nas classes A e B"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

"parece que o que muda é principalmente a ideologia, é a forma de conceber o Estado e Administração Pública. Não se quer mais o Estado prestador de serviços; quer-se o Estado que estimula, que ajuda, que subsidia a iniciativa privada; quer-se a democratização da Administração Pública pela participação dos cidadãos, nos órgãos de deliberação e consulta e pela colaboração entre público e privado na realização das atividades administrativas do Estado; quer-se a diminuição do tamanho do Estado para que a atuação do particular ganhe espaço; quer-se a flexibilização dos rígidos modos de atuação da Administração Pública, para permitir maior eficiência; quer-se a parceria entre o público e o privado para substituir-se a Administração Pública dos atos unilaterais, a Administração Pública autoritária, verticalizada, hierarquizada".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bom a partir desse texto quero inferir que o Estado junto as empresas privadas devem trabalhar em uma interação onde a população seja a maior beneficiada pois estes pagam impostos onde devem ser transformados em melhorias.



ASS: LARISSA JACOBINA.

andressa nobre

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Lourrany Gomes Linda Qui Ago 18, 2011 10:07 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

"Ao longo das administrações de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, as privatizações foram intensificadas por uma razão pragmática de fácil entendimento: como o Estado não conta com recursos suficientes para capitalizar as empresas sob sua administração, convém repassá-las para quem tem capital e capacidade administrativa para fazê-lo." 12 de outubro de 2010 | 18h48
Celso Ming . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como tudo tem seu lado negativo e positivo, com as privatizações não seria diferente. Em alguns aspectos o Brasil tem muito mais a ganhar do que perder pois sem algumas privatizações como a de empresas de telecomunicações o Brasil não seria hoje, um país "globalizado" entre si e não teria as tecnologias e os recursos de comunicação que temos hoje.Por outro lado a privatização de empresas sugeridas pelo governo contribui para desvios de verbas ou para a segurança contra o desempregados.

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

Com certeza o estado, por mais que eu seja a favor das privatizações o estado ainda que teoricamente representa o interesse de toda a população Brasileira, já as empresas defendem os seus interesses e não da população ao todo.
"O governo Lula sentiu o mesmo problema de escassez de capital, mas tem aumentado a participação do Estado no setor produtivo por meio de mandracarias financeiras e aumento da dívida pública, como se viu na capitalização do BNDES e da Petrobrás. E pretende recorrer aos mesmos procedimentos de qualidade e resultados questionáveis para fortalecer a Eletrobrás e ressuscitar a Telebrás."

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lourrany Gomes Linda

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  profleo Qui Ago 18, 2011 11:21 pm

Passei só para lembrar:

- Além da citação, na resposta tem que ter algum texto escrito somente com suas palavras. Colocar só a citação não será considerado resposta.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  profleo Sex Ago 19, 2011 12:01 am

ATIVIDADE ENCERRADA.


TÓPICO FECHADO.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  profleo Sáb Ago 27, 2011 2:44 pm

andressa nobre escreveu:a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.

Sim porque todo dinheiro arrecadado nessa privatizações, não adiantaram em nada.Onde até os brasileiros sentiram na sua vida social.
''De acordo com o jornal, "a percepção dos brasileiros é que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto. As mais altas taxas de rejeição (73%) estão no segmento de nível superior e nas classes A e B"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

"parece que o que muda é principalmente a ideologia, é a forma de conceber o Estado e Administração Pública. Não se quer mais o Estado prestador de serviços; quer-se o Estado que estimula, que ajuda, que subsidia a iniciativa privada; quer-se a democratização da Administração Pública pela participação dos cidadãos, nos órgãos de deliberação e consulta e pela colaboração entre público e privado na realização das atividades administrativas do Estado; quer-se a diminuição do tamanho do Estado para que a atuação do particular ganhe espaço; quer-se a flexibilização dos rígidos modos de atuação da Administração Pública, para permitir maior eficiência; quer-se a parceria entre o público e o privado para substituir-se a Administração Pública dos atos unilaterais, a Administração Pública autoritária, verticalizada, hierarquizada".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bom a partir desse texto quero inferir que o Estado junto as empresas privadas devem trabalhar em uma interação onde a população seja a maior beneficiada pois estes pagam impostos onde devem ser transformados em melhorias.



ASS: LARISSA JACOBINA.




A primeira resposta foi insuficiente.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº2 Empty Re: Tarefa nº2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos