Geografia CSA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TAREFA nº1

+5
Vitória
Daniel Victor
nanda-chan
Kelerson Arruda
profleo
9 participantes

Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty TAREFA nº1

Mensagem  profleo Ter Ago 07, 2012 11:16 pm

O governo brasileiro implantou as privatizações a preços baixos, financiou os "compradores", sempre alegando não haver outros caminhos possíveis. A experiência de outros países, que a equipe de governo conhecia muito bem, mostra que essa argumentação é falsa. No caso brasileiro, havia outro aspecto, que não apenas aconselhava, mas também exigia, o caminho da "pulverização" de ações das empresas privatizadas. Qual? O governo já tem dívidas com os trabalhadores, cerca de 50 bilhões a 60 bilhões de reais, representadas pelo dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep (Plano de Integração Social/Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), usado por ele para financiar projetos diversos. Se todos os trabalhadores brasileiros fosse sacar seu PIS ou FGTS ao mesmo tempo, descobririam que não poderiam receber, porque está "faltando" aquele dinheiro, utilizado pelo governo. Isto é: quando se diz que o governo deve a cada João, a cada Maria, a cada Antônio, a cada Joana brasileiros, não é mera força de experssão. É a pura verdade. O governo poderia ter finalmente pago essa dívida aos brasileiros, entregando-lhe ações das empresas estatais.


Adaptado de: BIONDI, Aloysio. O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado. São Paulo, Ed. Fundação Perseu Abarmo, 1999, p. 13, 14 e 15.


Depois de ler o texto, reflita e responda:
a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.


Requisitos:
- No mínimo 100 palavras cada resposta;
- Fazer uma citação de um autor, um artigo de um site, lembrando de colocar a fonte em pelo menos uma resposta.
- Prazo: Somente hoje na aula. (até 12:40)
- Valor: 0,15 cada resposta de acordo com o que foi pedido: coerência, coesão, objetividade, conteúdo, ortografia e gramática.
- Não esquecer de colocar devida identificação.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Kelerson Arruda

Mensagem  Kelerson Arruda Qua Ago 08, 2012 12:32 pm

Depois de ler o texto, reflita e responda:
a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

a) O Brasil perdeu bastante com as privatizações, porém a gestão que era implantada para o controle de varias estatais era de qualidade muito inferior ao que é prestado hoje por diversas empresas, essas empresas sofisticaram vários sistemas como por exemplo a telefonia fixa e a telefonia móvel , no então o outro lado da moeda é que as empresas que assumiram é não deram conta de manter a longo prazo, o governo teve que além de dar algumas isenções de impostos ainda teve que ajudar com dinheiro como aconteceu por exemplo com a general motors que ia abrir falência é acabar demitindo milhares de trabalhadores.

Citação : O governo federal arrecadou R$ 24,535 bilhões no leilão de privatização dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) nesta segunda-feira, o que representou ágio de 347,9% sobre os valores mínimos estipulados. O maior lance foi dado pelo consórcio Invepar ACSA, que levou o aeroporto de Guarulhos por R$ 16,213 bilhões, ágio de 373%.

Site: http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/comeca-o-leilao-dos-aeroportos-de-cumbica-viracopos-e-brasilia/n1597616234543.html

b) O Estado tem que manter um controle sobre a economia geral do pais sem interferir nas empresas, tem que agir como um orientador para as empresas crescerem cada vez mais, liberar de alguns impostos quando for necessário, isso faria que aumentasse a produtividade, custo é aproveitamento daquela empresa melhorasse, é melhoraria cada vez mais o serviços é um crescimento geral na economia do país.

Kelerson Arruda

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Re: TAREFA nº1

Mensagem  nanda-chan Qua Ago 08, 2012 7:28 pm

A) Não. Quem não tem dinheiro pra pagar seus trabalhadores, como teria pra manter empresas de tal plataforma? Um governo mal organizado como o brasileiro não tem suporte pra esse tipo de coisa, o que é provado pela saúde ou educação publica: quem precisa de atendimento médico se depara com filas e filas, precariedade nos hospitais e ineficiência em setores como realização de exames: quando não faltam máquinas e aparelhos necessários estão quebrados e ainda a falta de médicos. Já na o que acontece com a educação publica não é segredo: falta de estrutura, professores qualificados e etc... Imaginando a possibilidade do governo cuidar de companhias de água ou luz, não é certo que o governo conseguiria manter, afinal, o objetivo do governo é lucrar em cima de sua população.

B) Mesmo com toda falta de eficiência para administrar essas empresas, o governo deve sempre supervisar e controlar tudo que é feito, por que se trata de interesses do país, sabendo que não é cabível depender e se deixar controlar por empresas que, as vezes vêm de fora, cuidar do país, da economia. Mesmo não podendo cuidar diretamente o estado ainda é capaz de supervisionar, controlar e resolver problemas que são criados por tais empresas, como o exemplo da má qualidade de serviço entre operadoras (deixando claro que desde que a telefonia foi privatizada, o serviço melhorou muito, enfim, problemas acontecem) e que teve a intervenção de uma empresa estatal (ANATEL), que se colocou a frente para resolve
r o problema.

"Sob nova direção, as empresas trouxeram benefícios ao país? Sim, em muitas áreas. A mais emblemática delas talvez seja a da telefonia. Quando as empresas privadas de telefonia entraram no mercado, em 1998, encontraram apenas 22 milhões de telefones em operação no país. A instalação demorava cinco anos e uma linha chegava a custar 8.000 reais. Em menos de uma década, o acesso entrou no caminho da universalização: até o fim de 2005, já haviam 125,7 milhões de aparelhos em funcionamento - entre telefones fixos e celulares."
Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/privatizacoes/04.html


Aluna: Fernanda nº5


Última edição por nanda-chan em Qui Ago 09, 2012 8:15 pm, editado 2 vez(es)
nanda-chan
nanda-chan

Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Daniel Victor

Mensagem  Daniel Victor Qua Ago 08, 2012 9:17 pm

A) Em parte. Com mais empresas estatais todo o lucro gerado pelo consumo dos brasileiros vai todo para o estado para pagar contas e ser revertido em obras de melhoria para o povo, mesmo que isso na pratica realmente não exista, e desse jeito não vai parar no bolso de poucas pessoas que ficam cada fez mais ricas e o povo cada fez mais pobre.
Mas por outro lado o governo não tem estrutura para sustentar com apenas uma empresa todo o Brasil com uma demanda muito grande de brasileiros em lugares dispersos, por exemplo, apenas uma empresa de energia para gerenciar, distribuir e manter energia para todo o país esse provavelmente não conseguiria ou a qualidade seria ruim (apagões, quedas de luz e contas caras), porem com varias empresas de energia – uma pra cada estado – é muito mais fácil já que eles terão que se preocupar com um espaço menor e menos populoso.


Citação:
A privatização fez mal ou bem à Vale?
O petista responde, em nome do seu partido:
“De fato, pode-se verificar que a privatização levou a Vale a efetuar investimentos numa escala nunca antes atingida pela empresa, graças à eliminação da necessidade de partilhar recursos com o Orçamento da União, o que, naturalmente, se refletiu em elevação da competitividade da empresa no cenário internacional e permitiu a série de aquisições necessárias para o crescimento do conglomerado minerador a nível internacional.”

http://jorgeroriz.wordpress.com/a-verdade-sobre-a-privatizacao-da-vale-contada-pelo-pt/



B) O Estado. Mesmo que as maiorias das empresas sejam privadas ainda é importante que o Estado tome conta delas e da economia geral do país. Tem que existir um órgão superior a essas empresas para fiscalizar, organizar e manter condições favoráveis à população como os preços mais justos. É o mesmo que estar acontecendo hoje com as empresas de linhas de telefone moves (Oi, Claro e Tim) em que ambas não estavam oferecendo melhorias para o povo e estavam com presos abusivos, então a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – que é uma empresa estatal – teve que interferir e proibir a venda desses em determinados Estados brasileiros ate melhorarem a qualidade.
Daniel Victor
Daniel Victor

Mensagens : 13
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Re: TAREFA nº1

Mensagem  Vitória Qua Ago 08, 2012 10:44 pm

a) O Brasil poderia ter tido muito mais recursos atualmente se não tivesse privatizado, as empresas que privatizaram, hoje valem muito mais do que foram vendidas na sua época, dinheiro também perdido com a arrecadação de cada uma dessas empresas, já que elas eram superiores ao que elas pagam de impostos para o governo, a exploração do trabalhador como a mais-valia é a falta de controle do governo em cima dessas empresas são algumas dos vários problemas que ocorreram com as privatizações. Se mantivesse a estatização com a possibilidade de investimento de capital estrangeiro assim abriria novas portas e possibilidades para tecnologias e ampliação de sistemas das estatais.

Citação: Nessa disputa, não basta que os instrumentos estatais se mostrem transparentemente superiores aos instrumentos privados em termos econômicos, sociais e ambientais. Será necessário levar em conta que ela não será resolvida apenas no terreno econômico, mas fundamentalmente no terreno da luta social e política de classes, tendo como central a questão do poder. http://pagina13.org.br/2012/07/estatizar-ou-privatizar/

artigo - http://www.antonioermirio.com.br/artigos/privat/93fol013.htm

b) Como foi citada na questão acima defendendo o estado, a privatização deixa um buraco no controle econômico do país, é possível conciliar ambos, já que temos as empresas privatizadas então é a hora do governo entrar em ação mais rígida para o melhor controle econômico é também de qualidade, como foi feita nas empresas de telefonia nas ultimas semanas no Brasil, se deixar as empresas sem fiscalização elas dificilmente melhorariam os seus sistemas sozinhas, com o controle o governo consegue melhorar esses sistemas é ainda controlar parte da empresa para estabiliza-la evitando gastos futuros como aplicação de renda para a empresa não falir. Razz
Vitória
Vitória

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Resposta Do exercicio N°1

Mensagem  Renato franco de Sousa Qua Ago 08, 2012 10:56 pm

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

a)Bom o Brasil teve, digamos que não teve muito a perder pois querendo ou não o país continuou se desenvolvendo mesmo com essas privatizações pois elas criaram a possibilidade de uma parte da população trabalhar numa empresa privada, mas perdeu muito com as dividas que o governo tem com sua população sua população. A privatização das empresas, desenvolveu bastante essas empresas q foram privatizadas, um exemplo da vale ela cresceu bastante desde sua privatização e a das linhas telefônicas também servem como exemplo. Mas sem a privatização das empresas ou vendendo as empresas por um preço mais caro poderia ajudar nessas dividas que o governo tem com a populaçao.

b)Seria bom para o país criar um método de vender somente parte das ações das empresas publicas para privadas assim tendo uma boa parte do lucro ainda. Essa seria uma boa estratégia de venda. Exemplo se o governo brasileiro vendesse somente 45% dos lucros da sua empresa teria ainda 55% para investir na populaçao brasileira.

Aluno: Renato Franco de Sousa

Renato franco de Sousa
Renato franco de Sousa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty RESPOSTA DO EXERCICIO N°1

Mensagem  Gabriela Carvalho Qua Ago 08, 2012 11:16 pm

Depois de ler o texto, reflita e responda:
a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

a)Não ,o governo não conseguiria arcar com todas as empresas e muito menos fazer investimentos, um exemplo são as empresas de telefonia, que foram privatizadas e evoluíram de forma bem considerável sem a interferência do governo.Por outro lado o País continua com a dependência econômica dos países desenvolvidos ,e o dinheiro arrecadado com as privatizações não foi usado em beneficio da população ,pelo contrario foi usado para pagamentos de dividas que ate hoje só aumentam.
As privatizações já foram feitas ,o Brasil teve perdas mas também teve ganhos,querendo ou não a situação agora é que as empresas privatizadas estão evoluídas e os lucros são adquiridos por seus respectivos donos.
Citação :
''As empresas privadas possuem administração, na maioria dos casos, competente com foco em resultados como crescimento, geração de lucro e emprego; muitas vezes o setor público perde esse foco, ou mesmo não o tem, deixando sua administração ser levada sem rumo nem objetivo algum, baseada na troca de favores políticos.''diz Nilton Nascimento em sua coluna Economia sem mito.


b)O Estado mesmo com alguns problemas em sua administração é a melhor opção ,as empresas precisam ser fiscalizadas e de certo modo como um conjunto de empresas privadas, cada uma com seu respectivo dono conseguiria controlar a economia de um território?O estado precisa de soluções em sua forma administrativa mais passar a economia para controle das empresas ainda não é uma solução considerável.: )

Gabriela Carvalho

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Tarefa 1!

Mensagem  MDRodrigo Qui Ago 09, 2012 12:00 am

a) O Brasil teve mesmo tanto a perder com as privatizações? Elabore um argumento a favor de sua opinião.
b) O Estado ou as Empresas devem deter o controle da economia? Justifique.

A)Não, pois na época o Brasil não tinha uma estrutura suficiente para fazer com que as empresas atuais crescessem. Eles poderiam ter usado uma estratégia de vendas de parte das ações, tendo algum tipo de investimento na população brasileira.
Podemos tira como exemplo de sofisticação das empresas “Privadas” as redes telefônicas que obtiveram uma grande taxa de crescimento, visando atender a maioria da população, efeito ao contrario ser as redes fosse do governo. O Brasil teve lados positivos e negativos, lado bom que foi diminuição da sua divida, e ruim como grandes percas lucrativas que hoje são reconhecidas como maiores potências mundial.

Citação: “A diferença entre a empresa privada e a empresa pública é que aquela é controlada pelo governo, e esta por ninguém.”
Artigo : economiasemmito. blogspot. com. br/2010/05/as-privatizacoes-no-brasil.html
Obs: Usuários sem ter uma semana de cadastro, não consegue posta links.

B) O Estado, pois ele deveria ter o controle econômico, tendo como ideia principal em ajuda o crescimento da população brasileira, visualizando também os pequenos microempresários aos grandes, assim aprimorando os fatores capitalistas do estado, criando maiores recursos de empregos e aumentando sua taxa de crescimento.


Última edição por MDRodrigo em Qui Ago 09, 2012 12:46 am, editado 8 vez(es)
MDRodrigo
MDRodrigo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Re: TAREFA nº1

Mensagem  Matheus de Castro Qui Ago 09, 2012 11:21 pm

Respostas:
A) Na época que começou a privatização, o Brasil não teve a organização de arca com as despesas que cada empresa, então a solução mais fácil para eles foram privatizar algumas das empresas ou a maioria delas iam à falência, e com isso o governo ia sair perdendo economicamente, pois tantos desempregados num só país e de forma tão rápida, não seria nada bom. Então o jeito foi privatizar para o Brasil não entra numa divida maior ou até mesmo em crise financeira. A solução foi simples e o faturamento altíssimo, e de certa forma o consumidor saiu ganhando com as novas estruturas em cada empresa privatizada. O Brasil ganho sim de certa forma com as privatizações, ou era elas ou hoje não existiria tantas empresas qualificadas.

Até 2005, os negócios ultrapassaram 90 bilhões de dólares. Há ainda ganhos adicionais facilmente percebidos, como transferência de dívidas para os novos donos, além de outras vantagens de difícil contabilização, como aumento de arrecadação - fruto dos novos investimentos e do consequente crescimento do faturamento das companhias.

site:veja.abril.com.br/idade/exclusivo/privatizacoes/03.html

B) A empresa com certeza deve deter o controle da economia, pois o estado terá oportunidades de resolver problemas que na época sem a existência das privatizações ele não tinha tanto conhecimento e controle sobre a situação. Afinal e dever da empresa deter o controle, mas direito do estado participa dessa detenção. Assim ele tem controle da situação e o Brasil desenvolveu de acordo com as sugestões do governo e da melhor forma pra empresa e pra sua economia, que de certa forma e a economia brasileira. O consumidor sai ganhando, o estado, pois ele vai estar a par de tudo que acontece na economia por meio da empresa, que por sua vez recebe apoio de todos e tem sua parte economicamente.

Shirley Carnaúba 2° ano
Matheus de Castro
Matheus de Castro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Re: TAREFA nº1

Mensagem  MDRodrigo Sáb Ago 11, 2012 1:16 pm

Tópico Fechado!!!!!!!




Agradeço A Todos Que Postaram!!!!!!
MDRodrigo
MDRodrigo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TAREFA nº1 Empty Re: TAREFA nº1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos