TAREFA nº2

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TAREFA nº2

Mensagem  profleo em Qua Ago 29, 2012 9:05 pm

Urso panda, mico-leão-dourado, baleia jubarte – são animais símbolo da preocupação mundial com a extinção de espécies e a perda de biodiversidade. Mas o problema, que tem tirado o sono de cientistas e ambientalistas de diversas nacionalidades, é bem mais complexo do que a simples conservação de espécies famosas. Como diz o biólogo americano Edward Wilson, que ganhou o crédito pela criação do termo, a biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, embora não seja reconhecida como tal. Ele explica que cada organismo contém uma quantidade colossal de informações genéticas que determinam todas as suas características.

Diante da interdependência e da complexidade dos processos que acontecem na natureza, nunca se sabe quando uma espécie pode representar um papel fundamental para a sobrevivência do homem. As informações contidas em plantas, animais, fungos e bactérias de um país com a variedade de espécies do Brasil, têm alto potencial de uso como fonte de novos remédios, alimentos, fibras, pigmentos e como matéria-prima para produtos e processos agrícolas e industriais (fertilizantes, pesticidas, óleos industriais, celulose, têxteis etc.). Na agricultura, as plantas silvestres são fonte de genes para o desenvolvimento de novas espécies ou variedades, adaptáveis a condições diversas. Por isso mesmo, a diversidade de cultivos agrícolas é considerada essencial à segurança alimentar de comunidades e países.

Pesquisadores são os primeiros a insistir no aspecto econômico da proteção da diversidade biológica. E não apenas na produção de novos insumos. A natureza contribui indiretamente para a nossa sobrevivência, com processos como a purificação do ar, a reciclagem dos nutrientes, a manutenção da fertilidade do solo, a regulação da temperatura e a proteção contra os ventos. Quem acha, por exemplo, que o mundo estaria melhor sem os insetos, deveria conhecer o resultado de um estudo realizado pelos americanos. Eles calcularam que moscas, pernilongos etc. causavam um prejuízo de US$ 7 bilhões anuais nos Estados Unidos. Mas, se fossem destruídos, os prejuízos para a agricultura, pela ausência de polinização das plantas, seria da ordem de US$ 9 bilhões.

Recentemente, o governo norueguês iniciou a construção de um banco de sementes na região gelada de Svalbard, para que estejam conservadas no futuro. Bancos de germoplasma, o material genético contido nas sementes, mudas, células e sêmen, existem em todo o mundo, inclusive no Brasil. O Cenargen, órgão da Embrapa em Brasília, mantém milhares de amostras de espécies de mandioca, milho, batata, feijão e arroz, alimentos que fazem parte do cardápio da população. No caso da Noruega, serão armazenadas, por segurança, sementes de todos os continentes. Infelizmente, não dá para conservar toda a variedade de espécies nesse tipo de banco. E o que aconteceria se elas se perdessem? Fungos e microorganismos, por exemplo, foram essenciais para o desenvolvimento dos antibióticos. Grande parte das drogas sintéticas, incluindo o ácido acetilsalicílico, foram inicialmente descobertas em plantas, como o taxol, extraído do teixo, utilizado no tratamento de tumores do ovário; remédios anticancerígenos foram desenvolvidos a partir da pervinca; o jaborandi combate o glaucoma. Além disso, os cientistas não querem apenas salvar espécies exóticas, mas processos evolutivos. E esses só podem ocorrer nos ecossistemas que lhes deram abrigo.

Fonte: http://www.horizontegeografico.com.br/index.php?acao=imprimirMateria&materia%5Bid_materia%5D=263

Depois de ler o texto, reflita e responda:
a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?


Requisitos:
- No mínimo 100 palavras cada resposta;
- Fazer uma citação de um autor, um artigo de um site, lembrando de colocar a fonte em pelo menos uma resposta.
- Prazo: 29/08 a 06/09 ás 23:59h
- Valor: 0,15 cada resposta de acordo com o que foi pedido: coerência, coesão, objetividade, conteúdo, ortografia e gramática.
- Não esquecer de colocar devida identificação.
avatar
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 29

Ver perfil do usuário http://geografiacsa.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

Mensagem  mateus l em Qui Ago 30, 2012 7:43 pm

Porque a bioversidade,já de ser o significado de vida ela é muito importante para nós seres vivos e também para os animais. É importante conservar a biodiversidade por que nos dependemos dela para sobreviver, e ela ajuda a natureza crescer.A biodiversidade é a riqueza da natureza que através dela nos temos a vida de todas a espécies. Very Happy

mateus l
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

Mensagem  mateus l em Sex Ago 31, 2012 1:34 pm

No texto enfatiza que os pesquisadores sao os primeiros a insistir o aspecto econônmico para proteção e novos insumos.Porque os governos gastam muito com pesquisadores,por isso quer economizar mais. Very Happy

mateus l
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?

Mensagem  mateus l em Sex Ago 31, 2012 1:46 pm


As espécies como animais são útil a sociedade para o adubo,o alimento para os seres vivos e etc.Mas sempre devemos cuidar das espécies para viver mais.
Very Happy

mateus l
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Respostas para as perguntas do professor Leonardo.1

Mensagem  Maria Osana em Seg Set 03, 2012 3:52 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

Porque a biodiversidade é essencial para a manutenção da vida . Ou seja sua conservação resulta na manutenção da nossa própria sobrevivência., Como cita João Bosco da Silva “ A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” Ela é sobretudo fundamental para a purificação do ar, fertilidade do solo, regulação da temperatura, fonte de matérias primas para a agricultura e a industria , alem de se base de novos remédios , energia e de alimento para o ser humano e outros seres.A perda da biodiversidade ocasiona em diversos males,entre eles o desequilíbrios dos ecossistemas,a contaminação do solo e do ar, mudanças climáticas, entre outros . A seguir um exemplo que contextualize a situação :

“ Imagine a seguinte situação: você passou toda a vida com sua família harmoniosamente em uma cidade onde estão seus melhores amigos, sua escola, o trabalho dos seus pais, mercados, lazer e tudo mais que você precisa para viver. De repente, chega um grupo de alienígenas e decide viver na sua cidade. Mas eles simplesmente tomam conta de tudo e deixam você sem nada do que possuía antes. Que opções você tem (se é que tem)? Resta mudar para outro lugar e enfrentar muitas dificuldades na tentativa de reaver sua vida anterior. É muito provável que você não tenha sucesso nessa empreitada e, neste caso, você pode não sobreviver à mudança. O desaparecimento da sua cidade como era antes vai causar, além de tudo isso, uma quebra nas relações que seu povo tinha com outras cidades, como compra e venda de produtos, acordos de proteção mútua, etc. Ou seja, indiretamente, aquela ação dos alienígenas causou um grande desequilíbrio em toda a região. Outra hipótese seria a de que o seu povo decidisse lutar contra os forasteiros, o que causaria muitas perdas para os dois lados.Parece uma cena de filme de ficção científica, mas é o que acontece quando se fala em redução da biodiversidade. É importante lembrar que todos os seres, incluindo os humanos, estão conectados e dependem uns dos outros (como na cadeia alimentar, por exemplo). Desta forma, à medida que destruímos a biodiversidade, colocamos em risco nossa própria existência."

http://www.educacional.com.br/reportagens/biodiversidade/perda.asp

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

Não apenas argumentos econômicos são enfatizados no texto , mas também sociais e cientifico já que cada organismo possui características especificas é DNA único muitas vezes ainda não desenvolvido por completo. Cada queimada, desmatamento, ocorrência de chuvas acidas, altas temperaturas, fortes tempestades são alguns dos fatores que dificultam ainda mais a possibilidade do desenvolvimento deste organismos muitas vezes eternamente desconhecido para o ser humano. Estas perdas são lamentáveis, não apenas para a economia e a sociedade,que não podem usufruir dos benefícios destes, mas também para muitos cientistas que ficam impossibilitados de compreender e utilizar estes organismos já extintos. Por isso e necessário sobretudo valorizar a biodiversidade do planeta.

“ Para Moacir Arruda Bueno esta valoração é fundamental para o Brasil em vários aspectos: "O Brasil é o país que tem o maior patrimônio biológico do mundo, a maior biodiversidade do planeta é a nossa, somos top rankings em quase todas as famílias, filos, grupos, gêneros, etc. No entanto, o Brasil ainda não possui um levantamento ou um inventário biológico das espécies brasileiras, nem da fauna, nem da flora". Segundo Arruda, supõe-se que nem 1% de toda a biodiversidade da Amazônia é conhecida. Além disso, os cálculos dos serviços prestados pelos ecossistemas não fazem parte da contabilidade nacional. "Se nem sequer entra na contabilidade, então nem o governo, nem a sociedade podem dar o devido valor. Temos que realizar esta valoração para que a sociedade passe de fato a valorizá-la", afirma o coordenador do projeto do Ibama."

http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio04.htm

avatar
Maria Osana

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2

Mensagem  Maria Osana em Seg Set 03, 2012 7:59 pm



c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?


As espécies são primordiais em uma sociedade, já que estas contribuem para que os ecossistemas estejam em constante equilíbrio. Entretanto este não é o único motivo para que haja sua preservação, Alem de ter uma noção moral em respeitar as espécies e preciso, sobretudo lembrar que cada ser é único, independente de ser racional ou não, existem outros organismos presentes na Terra e cabe ou homem como ser racional o dever de preservá-los .O sociedade deve, portanto rever seus conceitos e seus deveres morais, já que a preservação das espécies vai alem da manutenção de um ecossistema esta relacionada também com a manutenção da própria vida . Com isso as noções sobre a importância de conservar o meio ambiente devem ser desenvolvidas desde a infância por isso o projeto ECOAR vem se destacando pelo pais. Como podemos visualizar na reportagem a seguir:

Desde 2009 o município integra o Programa Ecoar (Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico – SEAMA por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. O projeto envolve cerca de 25 municípios e tem por objetivo promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental, contribuindo para a conscientização e o desenvolvimento da política estadual, unindo escolas e comunidades na sensibilização e formação de multiplicadores na busca de soluções efetivas que atuem na melhoria da qualidade de vida, cidadania e o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
O projeto Ecoar abrange as escolas de ensino fundamental do 1° ao 9° ano. Em Marataízes as escolas Nagib Meleipe, José Marcelino, Anália de Queiroz e Lagoa Dantas, vem promovendo ações dento do ambiente escolar, incentivando a reciclagem de materiais, visitas em reservas ambientais, e palestras para os alunos e comunidade. Para isso, quatro professores efetivos da rede atendem diretamente ao projeto de educação ambiental.
Segundo a coordenadora do Projeto Ecoar de Marataízes, a pedagoga Simonika Marvila, em quatro anos de atuação as avaliações são positivas, pois o projeto trabalha com foco na sensibilização e na posterior mudança de comportamento dos alunos o que reflete na família, formando um ciclo de multiplicadores das boas ações em prol da preservação do meio ambiente. “Além da Secretaria de Educação, contamos com a parceria das Secretarias de Agricultura e Saúde, pois juntas formamos o chamado Grupo de Sustentabilidade. É importante também a participação das demais secretarias municipais, pois a questão ambiental está inserido no nosso dia a dia”, ressalta a coordenador

http://www.marataizes.com.br/noticias/news2.php?codnot=289164
avatar
Maria Osana

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta - Perguntas do Professor Leonardo

Mensagem  Beatriz Miranda Santos em Ter Set 04, 2012 4:36 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
Indiscutivelmente a perda da biodiversidade em nosso planeta é prejudicial para o funcionamento das atividades ecológicas, de forma direta ou indireta. Tal biodiversidade, seja ela vegetal ou animal, é de extrema importância para a sobrevivência dos diversos ecossistemas e principalmente para a vida humana.
Devido ao aumento da população do planeta, é necessário mais recursos para a sobrevivencia da enorme população. O governo então, recorre aos recursos que a natureza fornece, seja eles vegetais, animais ou mesmo bactérias e fungos. Suas características tem potencial para criação de remédios, alimentos ou mesmo usados como matéria-prima de produtos industriais. Ainda há produtos agrícolas que servem como fonte de genes para o desenvolvimento de varias outras espécies.
Se a natureza influencia no desenvolvimento da vida humana, não há duvida, mas de uma forma geral tem se alguns benefícios:
Participa da manutenção dos grandes ciclos ambientais do planeta, a flora ajuda na proteção dos solos retirando e repondo nutrientes, manutenção de recursos hídricos,purificaçação do ar, regulação da temperatura entre outros.

"A biodiversidade - é preciso repetir sempre - é o caminho mais seguro para que o Brasil tenha um futuro sustentável. Cuidar da biodiversidade é assegurar a vida e os direitos das futuras gerações. "Washington Novaes

"A humanidade passa por um momento único: o de refletir sobre o seu porvir, as atitudes e os paradigmas que envolvem a sua relação com a natureza, já que os problemas ambientais colocam em risco a sua própria existência. Dentre as questões que permeiam tais reflexões está a importância da conservação da biodiversidade do planeta.
A biodiversidade, segundo a Convenção sobre a Diversidade Biológica, elaborada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), é constituída pelo conjunto dos seres vivos, pelo seu material genético e pelos complexos ecológicos (ecossistemas) dos quais eles fazem parte. Em outras palavras, o conceito de biodiversidade está relacionado com a diversidade de vida existente no mundo."
http://www.pucrs.br/mj/artigo-biodiversidade.php

b)O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
É fato que a biodiversidade é muito importante para o planeta quando se fala em aspectos comercias e econômicos. Econômicos por que afeta a economia de um país. Um exemplo disto está bem explicito no texto: a conservação de sementes em bancos de germoplasma, uma prática que vem sendo adotada por diversos países que conservam amostras de alguns produtos . Comercial por que além de matérias primas fornecidas para indústrias, há também substâncias essências para o desenvolvimento de remédios que podem ser usados para tratamento de tumores de ovário entre outras doenças. Assim, afeta a sociedade e passa a ser essencial para a manutenção de aspectos sociais.
Contudo, essa preocupação governamental em satisfazer as necessidades da população traz consequências que de alguma forma danificam o meio ambiente.

"O verdadeiro desastre começou com aquilo que hoje designamos “progresso” e “desenvolvimento”. O pensamento básico deste novo contexto cultural faz com que queiramos sempre atingir eficiência Máxima em todos os nossos empreendimentos, eficiência esta, medida em termos de fluxo de dinheiro apenas, e quase nunca em termos de harmonia, sustentabilidade, integração, beleza, riqueza, de vida, etc." José Antonio Lutzenberger

"Unesco lança oficialmente o Ano Mundial da Biodiversidade
Perdas de biodiversidade "têm consequências cada vez mais perigosas para o bem-estar humano, e para a sobrevivência de algumas sociedades", diz o resumo de uma conferência que reuniu 90 países na Noruega, nesta semana.
"Muito mais setores da economia dependem da biodiversidade do que imaginamos", disseram os dirigentes da conferência.
Além da produção de alimentos, setores como turismo, farmácia e geração de energia com biocombustíveis dependem da diversidade de espécies na natureza."
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,perda-da-biodiversidade-ja-afeta-economia-dizem-especialistas,507027,0.htm

c)As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?
Não, não somente por seu útil à sociedade, mas por questão de utilidade quando se refere ao mecanismo geral do planeta. Conservar as espécies é de interesse governamental sim, mas deve-se existir um conceito melhor sobre preservação. Se as pessoas pensarem na conservação de espécies como uma forma apenas de sobrevivência , chegará um momento em que o planeta estará em sua maioria explorado, e portanto, maior quantidade de espécies estarão extintas e os recursos naturais estarão perto de se esgotar. É sim necessário a preservação de uma forma ecologicamente correta para que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos que a natureza fornece, porém este não é o único motivo. Casa espécie tem características próprias e funções especiais no ecossistema. Todas agem em prol do mecanismo que vai desde as bactérias e fungos à organismos mais complexos. É benéfico aos seres bióticos e ainda aos abióticos.

"É preciso preservar o meio ambiente porque na terra não habitam apenas os seres humanos. Nela vivem, desde microrganismos, vírus, bactérias, fungos, até os solos, rochas, as águas, a atmosfera, os vegetais e os animais. E todos desejam continuar existindo. Mas para que isso aconteça, é necessário que todo esse ecossistema colabore entre si e interaja em paz. Na verdade todos os seres vivem uns pelos outros, com os outros, e para os outros, pois tudo tem a ver com tudo, em todos os momentos, em todos os lugares, e em todas as circunstâncias." Leonardo Boff

"Meio Ambiente: a preservação e o desenvolvimento. O sonho do mundo sustentável com o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio
Juliana Oliveira Nascimento e Maria da Glória Colucci
Dia após dia, a Humanidade observa as consequências da má utilização da natureza na fauna e na flora. E a água? A poluição de resíduos industriais e lixo, a contaminou. Alerta-se! O equilíbrio foi rompido, e abala a qualidade de vida de todo o mundo. Milhares de animais e plantas estão extintos, vidas que os pais, da passada e presente geração tiveram a oportunidade de ver, os filhos e netos somente poderão conhecê-las através de fotos reproduzidas nos livros, triste, não? É a esse ponto que as ações humanas chegaram...
A Terra grita por Vida... E quem está vivendo nela também...
O homem está sentindo e vivenciando os efeitos da excessiva poluição: o aquecimento global e as mudanças climáticas. Em decorrência disto, a sua qualidade de vida e do ecossistema encontram-se afetados, tanto do ponto de vista do meio ambiente natural, quanto do social (meio ambiente urbano).
http://jusvi.com/artigos/40618


avatar
Beatriz Miranda Santos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta a pergunta do Professor Leo

Mensagem  LaisThalita*, em Ter Set 04, 2012 7:17 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

É importante conservar a biodiversidade porque é ela quem e responsável não só pela geração de lucros para o governo como também pela principal manutenção na variedade de alimentos e especies que nos ajudar a sobreviver.
vejamos alguns exemplos: como respirar sem oxigênio? Pois é, oxigênio que tanto dependemos foi criado e é mantido na atmosfera por conta da Fotossíntese que é realizada por vegetais, particularmente pelas algas fitoplanctônicas microscópicas, que muitas pessoas acreditam que não servem para nada. Como seria a polinização das plantas que nos servem de alimentos se não fossem os insetos, os pássaros e os morcegos? Como seria o solo se não fossem os microorganismos que decompõem a matéria orgânica e enriquecem o solo com nutrientes?
Se não bastassem os exemplos acima, existem também as situações específicas em que a Biodiversidade é fator fundamental. O Manual Global de Ecologia relaciona 5 áreas principais de importância da Biodiversidade: A Agricultura, a Medicina, a Indústria, a Psicologia e na Filosofia. Talvez, por isso, o século XXI, que está logo aí na frente, já está sendo chamado de “Era da Biologia”. Mas, é preciso conhecer bem a Biodiversidade do planeta para poder trabalhá-la a contento.

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1230435

b)O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

A essa maior enfatização do texto nesses 2 argumentos, pois o tal procura mostrar a importância não só pelo lado da manutenção e preservação da natureza, mas também o quanto é importante para governo e a população, fazendo com que eles enxerguem que a biodiversidade e essencial para a o equilíbrio econômico e politico.
algumas sitações:
*Se a educação ambiental avançar como é preciso, a sociedade aprenderá a discutir esses temas. E obrigará os políticos e os governantes a transformá-los em questões prioritárias, como é urgente e decisivo fazer.

Washington Novaes

*Se não conseguirmos, em curto prazo de tempo, vencer a piromania nacional, estará nosso país condenado a transformar-se, durante a vida dos jovens e das crianças de hoje, em um deserto e serão indescritíveis as calamidades que sofreremos. A provável e talvez já desencadeada inversão climática tornará então impossível a recuperação, mesmo a longo prazo.
por José Antonio Lutzenberger, 1972

avatar
LaisThalita*,

Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta 1

Mensagem  Douglas Leonardo em Qua Set 05, 2012 3:00 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

É preciso conservar a biodiversidade porque nunca se sabe quando o homem vai precisar da natureza para a própria sobrevivência. De acordo com o texto uma das principais razões para conservar a biodiversidade porque ela nos oferece muitos benefícios, um exemplo disso é que em alguns animais, plantas, bactérias e fungos podem conter informações para o ser humano fazer remédios, alimentos, fibras, pigmentos e pode ser matéria prima para processos agrícolas e industriais.
Outro motivo para preservar a natureza é que se algumas espécies, como os insetos, deixassem de existir poderia causar um grande abalo na economia local e mundial. O principal motivo para preservar ao máximo a natureza é que ela contribui diretamente e indiretamente para a sobrevivência de qualquer ser vivo no planeta.

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
( Monteiro Lobato )




Douglas Leonardo

Douglas Leonardo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta 2

Mensagem  Douglas Leonardo em Qua Set 05, 2012 3:24 pm

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

Não. Alguns argumentos utilizados no texto são exclusivamente econômicos e comerciais. Mas alguns argumentos vão muito além. Além dos argumentos econômicos e comerciais, o texto nos traz a ideia de que devemos preservar o planeta para nossa própria sobrevivência e para vivermos melhor do que vivemos hoje. Os malefícios consequentes da destruição da biodiversidade no planeta são muitos, e não atingem somente a natureza e a sociedade de hoje, se continuarmos a degradar a biodiversidade de hoje, consequentemente as gerações futuras serão muito mais prejudicadas e com muitos mais problemas ambientais, o que poderá provocar uma grande mudança climática no mundo e catástrofes graves.

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
( Mahatma Gandhi )



Douglas Leonardo

Douglas Leonardo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  Adriano Fernandes em Qua Set 05, 2012 5:10 pm

a) Em minha opinião é importante preservar a biodiversidade devido ela esta escassa em muitos lugares da Terra. O texto afirma o “desespero” das pessoas devido essa escassez, com isso elas procuram uma forma de reaproveitar tal coisa. A biodiversidade deve ser olhada de outra forma, de uma forma melhor, para que no futuro as pessoas ainda tenham um pouco, do pouco que temos hoje.

b) Esses argumentos que o texto faz sobre a forma econômica e comercial, é sobre o excesso de extração da biodiversidade, o homem usa isso a favor dele para lucrar vendendo tudo aquilo que foi extraído ilegalmente, deixando pessoas e animais sem aquilo que precisa para sobreviver.

c) Não, não só para a sociedade como também para o meio ecológico, porque vai preservando assim o futuro, pois pode ser que venha a não ter muitas coisas no futuro. Assim não só o meio ecológico como o social fica já precavido.

avatar
Adriano Fernandes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta da tarefa N°2 ;)

Mensagem  Felipe Augusto em Qua Set 05, 2012 6:17 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
A biodiversidade tem um papel muito importante e fundamental em nossas vidas, pois somos "dependentes" dela. Necessitamos da biodiversidade e de seus recursos a cada dia mais, precisamos nos alimentos, roupas, calçados, e etc... Nela podemos tirar matérias primas que são fundamentais para nossa sobrevivência, até mesmo os insetos que todos nós ficamos incomodados com sua presença, tem um papel fundamental na natureza. Então, cada planta, animal, vento entre outros recursos naturais são extremamente importantes para nossa sobrevivência. Por isso temos que preservar nossa biodiversidade. Wink

" Você alguma vez já parou para pensar no que comeu no café da manhã? Pão? Leite? Frutas? E ontem, no jantar? De onde vem a sua comida? Mais de 90% de toda a comida que consumimos diariamente vem diretamente ou indiretamente da natureza. Frutas, verduras, grãos, mel, ervas, carne de animais domésticos e outros alimentos, que humanos e animais silvestres consomem, têm origem nos ecossistemas.
Oitenta por cento da população mundial ainda usa plantas como sua principal fonte de remédios e 40% de todos os remédios que compramos na farmácia são feitos com substâncias extraídas de plantas ou animais. A biodiversidade nos oferece ainda produtos como madeira, fibras e resinas naturais que são usados na construção de casas, de barcos e na confecção de utensílios e tecidos.
A vida no planeta é sustentada também por serviços que a biodiversidade nos presta. A polinização, da qual depende a produção de frutos de muitas plantas, pode ser agradecida a abelhas, borboletas, pássaros e morcegos. As florestas purificam nosso ar e nossa água, absorvendo o dióxido de carbono ou gás carbônico, regulando vapor de água, expelindo oxigênio e reciclando nutrientes. Por meio da fotossíntese, as plantas liberam oxigênio que ajuda a manter nosso ar respirável.
Como você pode ver, o valor da biodiversidade está nos vários benefícios que ela nos proporciona e que, em sua maioria, passam desapercebidos mesmo sendo fundamentais para nossa vida. Cientistas e economistas conseguem calcular valores financeiros para o que a biodiversidade nos oferece e com isso aumenta nosso entendimento sobre sua importância e ajuda nas decisões sobre sua utilização."
http://www.pantanalecoturismo.tur.br/NOTICIA-PANTANAL-137-CONSERVAR+A+BIODIVERSIDADE+E+CONSERVAR+A+CULTURA.htm

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
O texto não enfatiza apenas nos dois argumentos econômicos e comercias, mais retrata também o lado social e algumas vezes políticos. Pois hoje em dia nós não estaríamos sofrendo tanto se não existisse esse número alarmante de queimadas, desmatamentos, entre outras poluições. Mais com toda certeza devemos sim nós preocupar com situações econômicas e sociais porque com esse dano que vem afetando essas duas áreas pode nós prejudicar bastante. Causando assim uma dor de cabeça enorme para os cientistas entre outros especialistas procurarem uma solução, que na verdade essa solução tem que partir primeiramente da gente. :/

" A perda de biodiversidade é uma crise silenciosa. Se não interrompida, levará à homogeneização biótica do planeta. As evidências dessa crise manifestam-se no declínio das populações biológicas e na ameaça de extinção de espécies, na perda de diversidade genética entre as espécies da agropecuária, na degradação dos ecossistemas e na extensa perda de hábitats. Este livro, segundo da Série Memória e Aná-lise de Leis, visa contribuir para uma melhor compreensão da importância do patrimônio biológico nacional, da legislação e das polí-ticas públicas destinadas à sua conservação."


c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?

Todas as espécies assim como agente tem todo direito da "vida", com toda a certeza devem ser preservadas, pois cada uma faz sua função na natureza e em nossas vidas. Como foi o exemplo citado dos insetos, a todo um incomodo com eles pois alguns são bichinhos nojentos e tal. Mais com a falta deles e até de certas pragas faz com que ocorra prejuízos e danos maiores.

"Diversidade biológica deve ser entendida como fonte global, que precisa ser indexada, usada e, sobretudo, conservada (Wilson, 1988). O avanço científico e tecnológico que leva ao surgimento de novas formas de usos dos recursos genéticos, a explosão demográfica, especialmente nos países em desenvolvimento, a qual degrada e polui os ecossistemas, e ainda a perda de espécies causada por destruição natural dos habitats têm pressionado a que se veja a conservação como assunto urgente."

http://www.fucapi.br/tec/imagens/revistas/ed03_03.pdf

avatar
Felipe Augusto

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 22

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

Mensagem  Thársis Lisboa Martins em Qui Set 06, 2012 2:45 pm

Pois a biodiversidade representa um papel fundamental para sobrevivência do homem, ela participa na purificação do ar, regulação do solo e vários outros fatores que são essenciais para a humanidade. Sem a biodiversidade que existe, iria ocasionar vários males e problemas para o homem, e não seria possível a descoberta de alimentos, remédios, matéria prima para produtos, processos agrícolas e industriais, pois esses são descobertos a partir de animais, fungos, bactérias que obviamente compõem a biodiversidade. Mas o ser humano realmente não dá valor em uma coisa que é necessária para sua existência, pois sem a preservação dessa biodiversidade, ocasionando grandes perdas, modificações climáticas, contaminação do solo e do ar, seria impossível a convivência do homem no planeta.

Para conclusão do raciocínio observe essa citação:

A necessidade de preservação da biodiversidade é justificada através de argumentos de caráter utilitário, científico e ético. Os primeiros dizem respeito utilidade que podemos fazer dos seres vivos. Efetivamente eles podem ser utilizados na nossa alimentação, no tratamento de doenças, no controle de pragas, na indústria,... Etc. Por outro lado os seres vivos têm um importante papel ecológico (fotossíntese, formação e manutenção dos solos, ciclo dos nutrientes, ciclo hidrológico… etc.), têm valor estético, pelo que a sua conservação se reveste de considerável importância. Infelizmente, o crescimento da população humana, o consumo intensivo dos recursos biológicos e o desenvolvimento de um sistema econômico que não valoriza o ambiente e o seu recurso está a colocar em vias de extinção diversas espécies de seres vivos.
Como sabem, determinadas atividades humanas têm vindo a por em risco a sobrevivência de certas espécies de seres vivos e, deste modo, contribuindo para a redução da biodiversidade.

http://filipedebarros.wordpress.com/2009/05/28/preservacao-e-conservacao-da-natureza-e-da-biodiversidade/

Thársis Lisboa Martins

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Comentários sobre o texto

Mensagem  Ygor Felix =P em Qui Set 06, 2012 5:07 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
De acordo com o texto é importante conservar a Biodiversidade pois ela é a base de vários remédios hoje em dia, como mostra o site: ciencia e cultura
“Graças aos produtos naturais, incluindo as toxinas extraídas de animais, de bactérias, de fungos ou de plantas, os cientistas puderam compreender fenômenos complexos relacionados à biologia celular e molecular e à eletrofisiologia, permitindo que enzimas, receptores, canais iônicos e outras estruturas biológicas fossem identificados, isolados e clonados. Isso possibilitou à indústria farmacêutica desenhar drogas dotadas de maior seletividade e também mais eficazes contra várias patologias de maior complexidade.”
É importante também conservar a biodiversidade, por que ela é um bem muito bonito para a sociedade, ela querendo ou não é uma beleza aproveitada por várias pessoas, como podemos ver em shoppings, em casas, em salões de festas, em praças e vários outros lugares, e se não existisse essa biodiversidade nesses lugares, talvez eles não fossem tão bonitos como eles são hoje.

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
O texto enfatiza a necessidade de conservação da Biodiversidade com fins apenas econômicos e comerciais, porque a maioria das pessoas de hoje em dia tem em mente apenas os lucros não pensam se o resto da população vai ficar bem, ou se o que eles estão pensando vai ficar bonito ou não, o homem atual sempre visa o lucro. Esse é um grande problema da sociedade atualmente, primeiro temos que mudar de pensamento, pois mudando esse pensamento resolveremos vários problemas da sociedade atual.
Com o preservação da Biodiversidade o homem terá um planeta mais limpo e bonito.

c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?
Não, não devemos conservar as espécies porque são uteis e sim por que elas deixam o nosso planeta mais bonito e sem elas nos iriamos sofrer um super povoamento de uma determinada espécie, pois a outra espécie que era encarregada de fazer o controle biológico foi extinta, ou seja, se nós acabamos com uma espécie nós estamos prejudicando mais a nos mesmo do que o ambiente pois o ambiente pode se adaptar e talvez nós podemos não nos adaptar a esse desequilíbrio.


afro afro
afro afro

Ygor Felix =P

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

re: pergunta a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

Mensagem  Pedro Re em Qui Set 06, 2012 5:22 pm

Em minha opinião, o texto mostra que a preservação das espécies é importante para o futuro da humanidade, a preservação não só de espécies animais, mais também das vegetais. Por causa do desmatamento muitas espécies vegetais estão se esgotando e entrando em extinção. Se não houver a preservação dessas plantas elas iram deixar de existir muito em breve e levando com elas todo o seu material genético e suas propriedades que servem de matéria prima, base para remédios que não se tem a cura ainda e a beleza que elas são.
A preservação dos animais também é muito importante, pois existem vários correndo risco de extinção por conta de contrabando, caça excessiva, destruição de seus habitat. No texto mostra que devemos preservalos,pois são fonte de nossa alimentação e se um dia deixarem de existir seria fatal para os seres humanos. E como as plantas, vários animais tem propriedades medicinais, que servem para fazer remédios e soros que curam doenças. Se os animais forem entrando em extinção levaram com eles assim como as plantas a possível descoberta de curas para doenças que ainda não se tem cura , como o HIV.
Por essa extrema importância, estão sendo criados lugares em todo mundo que guardam sementes de vários tipos de vegetais e sêmen de animais.. isso, como garantia que se algo ocorrer , haja uma esperança de reabilitar essas vidas no ambiente. Isso que o texto mostra.

“Estamos numa época em que a humanidade começa a ser a maior força de mudança do planeta”, explicou Lídia Brito diretora da Divisão de Implementação de Políticas da Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (Unesco, na sigla em inglês).
“Significa que a responsabilidade da humanidade, individual e coletiva, de tomar conta desse sistema terrestre, que é o nosso planeta, ela aumenta muito”, completou. >Rio+20
http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/para-cientistas-preservar-especies-e-responsabilidade-humana.html

Pedro Re
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

Mensagem  Thársis Lisboa Martins em Qui Set 06, 2012 6:02 pm

Não só argumentos exclusivamente econômicos e comerciais, o texto também fala sobre o quão é importante a preservação da biodiversidade para a existência humana, que a biodiversidade é de grande importância para o equilíbrio ecológico e outros vários fatores que influenciam no bem estar do planeta. Nos argumentos comerciais que o texto faz, ele implica em dizer que os animais, bactérias, fungos podem ser usados como fontes de novos remédios, comidas, matéria prima para produtos e processos agrícolas e industriais, e como é vasta a utilização desses em favor do homem. Mas a principal mensagem que o texto passa é a preservação da biodiversidade e o quanto ela é importante para a estabilidade do planeta e como essa traz novos conhecimentos e descobertas ao homem. Daí vem a grande importância e obrigação de preservar a biodiversidade.


"A sociedade brasileira tem que entender o que significa a conservação da biodiversidade no seu dia a dia", defendeu. "É importante que cada um entenda o que significa biodiversidade e o que isso tem a ver diretamente com a qualidade de vida, qualidade do crescimento econômico e do desenvolvimento social do país", completou a ministra.
Nos últimos 20 anos, o Brasil perdeu cerca de 333 mil quilômetros quadrados de Floresta Amazônica. Mesmo com toda essa destruição, o país detém a quarta maior área do mundo coberta por unidades de conservação - mais de 1 milhão quilômetro quadrado, o que equivale a 8,5% do território brasileiro.
Segundo Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atualmente 10% de toda a biodiversidade brasileira é responsável por 50% dos fármacos e cosméticos produzidos no mundo inteiro.
"Conservar a nossa biodiversidade é garantir o nosso futuro no ponto de vista ambiental e econômico porque, a partir dessa biodiversidade, podemos garantir a sustentação do ser humano na Terra", completa Rômulo.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/conservacao-biodiversidade-ministerio-meio-ambiente-628236.shtml

Thársis Lisboa Martins

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  lucas ga em Qui Set 06, 2012 7:07 pm

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

A biodiversidade, tem sim um papel importante para nossa civilização, pois a biodiversidade existe desde micro organismos até animais e plantas, cujo todos tem uma um papel fundamental na nossa vida, como já citado no texto muitos fungos e bactéria tem uma grande importância na fabricação de remédio, antibióticos... A biodiversidade funciona como uma projeto com cada espécia com sua devida importância, como por exemplo se uma espécie vegetal for comprometida, o animal que se sustentava com aquela dieta, iria deixar um papel importante na natureza. O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas, desenvolver tecnologias, criar várias coisas, não consegue recriar o habitat que ele mesmo danificou.

lucas ga
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

c)As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?

Mensagem  Pepeu em Qui Set 06, 2012 7:23 pm

As especies não devem ser conservadas apenas por que são úteis e sim para a natureza não perde o seu equilíbrio. A sociedade utiliza a natureza e se as especies forem destruídas totalmente muitas cidades, países ira se paralisar (Acabar).

Pepeu
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  lucas ga em Qui Set 06, 2012 7:32 pm

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.


hoje em dia, o homem só ver a própria necessidade de crescer, e se desenvolver na tecnologia, pois o homem atualmente só visa o lucro, pra isso ele precisa de recursos buscados na biodiversidade como matéria prima, então o texto argumenta sobre questões econômicas e comerciais, mas também sobre o lado social e politico, pois a politica hoje em dia tenta fazer que a população tente enxergar o quanto importante a biodiversidade para o sistema politico e econômico.

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
( Monteiro Lobato )


c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?


As espécies são bastante importante para nossa vida econômica, social e politica... pois cada uma é responsável pelo equilíbrio que há no mundo atualmente, então na minha opinião cabe ao homem resolver se é importante preserva-las... pois algumas espécies são únicas... e devemos ser ensinados desde pequenos a preservar a linda diversidade de ecossistemas que temos atualmente.

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
( Mahatma Gandhi )




lucas ga
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta.)a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?

Mensagem  Lucas A. em Qui Set 06, 2012 7:56 pm

É importante preservarmos a biodiversidade pois precisarmos de plantas e animais, direta ou indiretamente, para nossa sobrevivência e manutenção da vida. Um exemplo: Nós precisamos das árvores para respirar um ar mais puro,e dos bois e galinhas como fonte de alimentação. Logicamente não são só esses animais que devemos destacar, mas esses, na minha opinião, são os mais importantes para a sobrevivência humana. Mas e os vegetarianos? Outra coisa para se pensar mais sobre a preservação da biodiversidade. Se nem todos comem carne, muitos comem verduras e vegetais, que também são cada vez mais prejudicadas com o grande nível de desmatamento, emissão de gases poluentes, etc. Lembrando que muitas plantas, principalmente aqui no Brasil, são usadas para a criação de remédios. Outro fato importante que o texto aponta é a questão dos insetos, que causavam um prejuízo de alguns bilhões pros Estados Unidos. mas depois de perceberam que sem os insetos o prejuízo subiria em mais 2 bilhões, enxergaram a importância dos insetos para a economia do país. Quem poderia imaginar insetos fazerem a diferença no sistema econômico de um país? Imagine viver sem plantas, fungos e bactérias e animais que são essenciais para manutenção da vida?

Lucas A.
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?

Mensagem  Thársis Lisboa Martins em Qui Set 06, 2012 8:07 pm

Não. As espécies devem ser conservadas não pela causa do ser humano ser totalmente dependente delas, mas sim por cada espécie tem seu valor, que é único, cada uma delas é de grande importância não só para a sociedade, mas também para o equilíbrio ecológico. O que falta no ser humano é: a consciência e a moral, pois todo ser vivo deve ser tratado com respeito, seja ele um ser irracional ou não. Pois a preservação é um dever do homem, de cuidar das espécies e não ajudar a extingui-las, pois de um jeito ou de outro, infelizmente o ser humano só sente falta das coisas quando as perde.

Alguns projetos de infraestrutura são prioritários para o País continuar progredindo. Para amenizar os impactos desse progresso ao meio ambiente, uma turma de profissionais atua no sentido de preservar a biodiversidade e mitigar as perdas de espécies da fauna e flora dos ecossistemas em questão. Em áreas naturais que são atingidas por obras como uma hidrelétrica ou a implantação de linhas de transmissão de energia, por exemplo, biólogos, veterinários, engenheiros florestais, dentre outros profissionais, são contratados pelos empreendedores e fiscalizados pelos órgãos ambientais competentes para inventariar, monitorar e resgatar animais e plantas na região impactada.
Os biólogos Cláudio Veloso Mendonça e Pablo Vinícius Clemente Matias, que integram a equipe da empresa Biota Projetos e Consultoria Ambiental, trabalham assim há 13 anos. “Temos provido um grande potencial de sobrevida, alem de promover um considerável conhecimento das espécies locais”, conta Cláudio. Inicialmente, é feito um levantamento das espécies e tipos de vegetação na área de influência do empreendimento como forma de perceber a intensidade do impacto. Dentro deste inventário são determinadas as espécies que precisam ser conservadas ou monitoradas, seja pelo risco de extinção ou pela ocorrência restrita a uma única área.
Essa ação dura pelo menos um ano com as equipes se revezando. “Precisamos respeitar a sazonalidade porque a abundância de espécies vai de acordo com as estações climáticas”, justifica. O resgate dos animais e a coleta das plantas e sementes ocorrem durante a fase de desmatamento e enchimento do local. As frentes de desmatamento são munidas de equipamentos de proteção individual e recintos ou recipientes apropriados para cada grupo. Macacos, tatus, cobras, pássaros, preguiças, tamanduás etc e até insetos, principalmente os sociais, como abelhas, são recolhidos do local.
Na fase de enchimento, quando se trata de lagos, por exemplo, o trabalho de resgate é feito em embarcações, uma vez que a maioria dos animais se refugia nas copas das árvores. “No enchimento, há um acréscimo no número de animais resgatados”, conta Cláudio. Ele e o colega Pablo reforçam que a empresa trabalha de modo a proteger e minimizar o estresse que o animal sofre com a intervenção. Todas as espécies são encaminhadas para um centro veterinário montado na região impactada.
Os biólogos contam que alguns bichos necessitam receber cuidados médicos e, após passarem por uma avaliação, são liberados. “Tudo é considerado: o hábito – se diurno ou noturno –, alimentação, aclimatação. Reproduzimos um ambiente quase fiel para os animais”, esclarece Cláudio. Os animais são submetidos à quarentena e depois são reintroduzidos na natureza, obedecendo à peculiaridade da região. São também levados para área de soltura branda, ou seja, aquelas que não serão atingidas pelo empreendimento. Em relação ao material que sucumbe, este é destinado a institutos de pesquisas, na maioria instituições acadêmicas

http://www.ohoje.com.br/noticia/4341/salvando-a-natureza-para-garantir-a-vida

Thársis Lisboa Martins

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta. b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.

Mensagem  Lucas A. em Qui Set 06, 2012 8:08 pm

Sim. Por que sem as plantas e animais já existentes, cujo quais são necessários não só para nossa sobrevivência mas sim para a manutenção da vida, não podem ser extintos. Não se pode enxergar apenas o lado comercial e econômico diante de uma crise de extinção de espécies essenciais para a vida e acho que o texto enfatiza mesmo o lado natural e destaca a importância da biodiversidade para a vida dos seres humanos e até de outros animais.

Lucas A.
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta. c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?

Mensagem  Lucas A. em Qui Set 06, 2012 8:18 pm

Além de ser úteis a sociedade,são úteis a outras espécies já existentes. Com essa conservação, futuramente poderão ser criadas novas plantas, ou apenas plantar as plantas já existentes antigamente. Mais um fato é que as plantas também servem para criar remédios que podem ser úteis no futuro assim como já são úteis hoje em dia.

Lucas A.
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta as perguntas sobre BIODIVERSIDADE

Mensagem  Lorrane em Qui Set 06, 2012 8:58 pm

a)De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
A biodiversidade é muito importante para a manutenção da vida no universo,e sua perda é bastante prejudicial para as atividades ecológicas. Nós devemos conserva-la, pois dependemos dela e de seus recursos. Precisamos de suas matérias-primas para fabricar produtos que usamos diariamente;de remédios que são produzidos através dos estudos feitos em plantas,fungos e bactérias; de alimentos feitas a partir de animais e plantas. Além de tudo isso que foi citado,ela age diretamente na economia ,portanto é necessário utiliza-la da forma correta e preserva-la para que no futuro não fiquemos prejudicados por sua falta.

“A educação ambiental é decisiva. Ela mostra que há outros modos de viver. E que eles ajudam a preservar a biodiversidade, a água, todos os recursos naturais e seres vivos. “ (Washington Novaes)


b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
Não, o texto enfatiza bastante em argumentos econômicos e comerciais,porém também usa como fundamentação deste assunto argumentos cientificos e sociais. O texto nos mostra a ideia de preservação do planeta para nos beneficiar com aquilo que é bom,já que abusamos muito da biodiversidade tendo-a apenas para fins lucrativos,quando na verdade a biodiversidade pode nos proporcionar muito mais do que dinheiro,vida e saúde. Queimadas,altas temperaturas(por conta do buraco na camada de ozônio),tempestades entre outros fatores dificultam ainda mais o desenvolvimento de organimos,e isso nos leva a conhecer cada vez menos organismos que as vezes nem foram estudados,dificultando também os estudos de cientistas,ambientalistas e outros.
“Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
( Albert Einstein)


c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?
Não, elas não devem ser conservadas apenas por que são úteis para nós. Elas ajudam para que os ecossistemas estejam em equilíbrio, já que em caso da existência de apenas uma espécie no planeta seria um desequilíbrio que não suportaríamos e assim como nós, todos tem o direito de viver. Se nós começarmos a preservá-las desde agora, proporcionaremos aos nossos filhos, netos, bisnetos, ou seja, ás gerações futuras a usufruírem daquilo que é nosso por direito e conseqüentemente deles também.
”Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” – Albert Schwweitzer (Nobel da Paz – 1952)

Lorrane
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Porque é importante conserva a biodiversidade ?

Mensagem  Carla Costa em Qui Set 06, 2012 10:07 pm

Conserva a biodiversidade tem uma importância muito grande, pois ela ajuda no desenvolvimente de novas espécies e também a no desenvolvimente da agricultura, de indústrias farmacêuticas, entre outros ramos da economia. Alem de ser essencial a vida humana, pois se muitas espécies não existisse a vida no planeta seria prejudicada. Se não for tiver a conservação dessa grande diversidade de animais e plantas nos seremos os mais afetados, tanto economicamente como fisicamente, pois a extinção de algumas plantas causa o desaparecimento de alguns remédios importantes para nos.
"São três os principais argumentos sobre a importância da conservação da biodiversidade:

Contribuição econômica direta, por meio da imensa quantidade de produtos alimentares, farmacêuticos e de uso industrial derivados da fauna e da vegetação, os quais contribuem, ou podem vir a contribuir, diretamente para a vida humana.

Participação na manutenção dos grandes ciclos ambientais gerais do planeta,

Tais como: o ciclo da água, dos climas, dos nutrientes etc.
"

Carla Costa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum