Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2
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Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2
c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?
As espécies são primordiais em uma sociedade, já que estas contribuem para que os ecossistemas estejam em constante equilíbrio. Entretanto este não é o único motivo para que haja sua preservação, Alem de ter uma noção moral em respeitar as espécies e preciso, sobretudo lembrar que cada ser é único, independente de ser racional ou não, existem outros organismos presentes na Terra e cabe ou homem como ser racional o dever de preservá-los .O sociedade deve, portanto rever seus conceitos e seus deveres morais, já que a preservação das espécies vai alem da manutenção de um ecossistema esta relacionada também com a manutenção da própria vida . Com isso as noções sobre a importância de conservar o meio ambiente devem ser desenvolvidas desde a infância por isso o projeto ECOAR vem se destacando pelo pais. Como podemos visualizar na reportagem a seguir:
Desde 2009 o município integra o Programa Ecoar (Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico – SEAMA por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. O projeto envolve cerca de 25 municípios e tem por objetivo promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental, contribuindo para a conscientização e o desenvolvimento da política estadual, unindo escolas e comunidades na sensibilização e formação de multiplicadores na busca de soluções efetivas que atuem na melhoria da qualidade de vida, cidadania e o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
O projeto Ecoar abrange as escolas de ensino fundamental do 1° ao 9° ano. Em Marataízes as escolas Nagib Meleipe, José Marcelino, Anália de Queiroz e Lagoa Dantas, vem promovendo ações dento do ambiente escolar, incentivando a reciclagem de materiais, visitas em reservas ambientais, e palestras para os alunos e comunidade. Para isso, quatro professores efetivos da rede atendem diretamente ao projeto de educação ambiental.
Segundo a coordenadora do Projeto Ecoar de Marataízes, a pedagoga Simonika Marvila, em quatro anos de atuação as avaliações são positivas, pois o projeto trabalha com foco na sensibilização e na posterior mudança de comportamento dos alunos o que reflete na família, formando um ciclo de multiplicadores das boas ações em prol da preservação do meio ambiente. “Além da Secretaria de Educação, contamos com a parceria das Secretarias de Agricultura e Saúde, pois juntas formamos o chamado Grupo de Sustentabilidade. É importante também a participação das demais secretarias municipais, pois a questão ambiental está inserido no nosso dia a dia”, ressalta a coordenador
http://www.marataizes.com.br/noticias/news2.php?codnot=289164
As espécies são primordiais em uma sociedade, já que estas contribuem para que os ecossistemas estejam em constante equilíbrio. Entretanto este não é o único motivo para que haja sua preservação, Alem de ter uma noção moral em respeitar as espécies e preciso, sobretudo lembrar que cada ser é único, independente de ser racional ou não, existem outros organismos presentes na Terra e cabe ou homem como ser racional o dever de preservá-los .O sociedade deve, portanto rever seus conceitos e seus deveres morais, já que a preservação das espécies vai alem da manutenção de um ecossistema esta relacionada também com a manutenção da própria vida . Com isso as noções sobre a importância de conservar o meio ambiente devem ser desenvolvidas desde a infância por isso o projeto ECOAR vem se destacando pelo pais. Como podemos visualizar na reportagem a seguir:
Desde 2009 o município integra o Programa Ecoar (Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico – SEAMA por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. O projeto envolve cerca de 25 municípios e tem por objetivo promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental, contribuindo para a conscientização e o desenvolvimento da política estadual, unindo escolas e comunidades na sensibilização e formação de multiplicadores na busca de soluções efetivas que atuem na melhoria da qualidade de vida, cidadania e o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
O projeto Ecoar abrange as escolas de ensino fundamental do 1° ao 9° ano. Em Marataízes as escolas Nagib Meleipe, José Marcelino, Anália de Queiroz e Lagoa Dantas, vem promovendo ações dento do ambiente escolar, incentivando a reciclagem de materiais, visitas em reservas ambientais, e palestras para os alunos e comunidade. Para isso, quatro professores efetivos da rede atendem diretamente ao projeto de educação ambiental.
Segundo a coordenadora do Projeto Ecoar de Marataízes, a pedagoga Simonika Marvila, em quatro anos de atuação as avaliações são positivas, pois o projeto trabalha com foco na sensibilização e na posterior mudança de comportamento dos alunos o que reflete na família, formando um ciclo de multiplicadores das boas ações em prol da preservação do meio ambiente. “Além da Secretaria de Educação, contamos com a parceria das Secretarias de Agricultura e Saúde, pois juntas formamos o chamado Grupo de Sustentabilidade. É importante também a participação das demais secretarias municipais, pois a questão ambiental está inserido no nosso dia a dia”, ressalta a coordenador
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