Geografia CSA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2

Ir para baixo

    Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2 Empty Respostas para as perguntas do professor Leonardo.2

Mensagem  Maria Osana Seg Set 03, 2012 7:58 pm

c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?


As espécies são primordiais em uma sociedade, já que estas contribuem para que os ecossistemas estejam em constante equilíbrio. Entretanto este não é o único motivo para que haja sua preservação, Alem de ter uma noção moral em respeitar as espécies e preciso, sobretudo lembrar que cada ser é único, independente de ser racional ou não, existem outros organismos presentes na Terra e cabe ou homem como ser racional o dever de preservá-los .O sociedade deve, portanto rever seus conceitos e seus deveres morais, já que a preservação das espécies vai alem da manutenção de um ecossistema esta relacionada também com a manutenção da própria vida . Com isso as noções sobre a importância de conservar o meio ambiente devem ser desenvolvidas desde a infância por isso o projeto ECOAR vem se destacando pelo pais. Como podemos visualizar na reportagem a seguir:

Desde 2009 o município integra o Programa Ecoar (Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico – SEAMA por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA. O projeto envolve cerca de 25 municípios e tem por objetivo promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental, contribuindo para a conscientização e o desenvolvimento da política estadual, unindo escolas e comunidades na sensibilização e formação de multiplicadores na busca de soluções efetivas que atuem na melhoria da qualidade de vida, cidadania e o desenvolvimento sustentável nas comunidades.
O projeto Ecoar abrange as escolas de ensino fundamental do 1° ao 9° ano. Em Marataízes as escolas Nagib Meleipe, José Marcelino, Anália de Queiroz e Lagoa Dantas, vem promovendo ações dento do ambiente escolar, incentivando a reciclagem de materiais, visitas em reservas ambientais, e palestras para os alunos e comunidade. Para isso, quatro professores efetivos da rede atendem diretamente ao projeto de educação ambiental.
Segundo a coordenadora do Projeto Ecoar de Marataízes, a pedagoga Simonika Marvila, em quatro anos de atuação as avaliações são positivas, pois o projeto trabalha com foco na sensibilização e na posterior mudança de comportamento dos alunos o que reflete na família, formando um ciclo de multiplicadores das boas ações em prol da preservação do meio ambiente. “Além da Secretaria de Educação, contamos com a parceria das Secretarias de Agricultura e Saúde, pois juntas formamos o chamado Grupo de Sustentabilidade. É importante também a participação das demais secretarias municipais, pois a questão ambiental está inserido no nosso dia a dia”, ressalta a coordenador

http://www.marataizes.com.br/noticias/news2.php?codnot=289164
Maria Osana
Maria Osana

Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos