Geografia CSA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tarefa nº3 - Resenha

+12
mairazaranza
Thayanderson
andressa nobre
Yagnns vignoli
Flavio Lucas
lailalaricielly
Andreza S.
Amanda
Ana Carolina Assumpção
Aristides dos Reis
Jaene Reis
profleo
16 participantes

Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  profleo Ter Ago 30, 2011 7:48 pm

Olá pessoal.

Vamos para a última é mais importante parte desse nosso trabalho de construção dos conhecimentos. Vocês usarão seus conhecimento adquiridos durante os debates no fórum e a explanação do conteúdo em sala para elaborar uma resenha.

Você não sabe o que é uma resenha? Clique aqui e descubra.

O texto base para a elaboração da resenha é esse: A economia brasileira a serviço de quem?

Além de seguir o modelo de resenha proposto no site, vocês deverão cumprir os seguintes requisitos:
- Não retirar nada da internet. O único texto de apoio é o dado a vocês.
- Mínimo de 300 palavras
- Prazo: 30/08 a 13/09 ás 23:59h
- Valor: 1,0 ponto se estiver de acordo com as regras da resenha e tiver coerência, coesão, objetividade, conteúdo, ortografia e gramática adequadas.
- Se for detectado plágio da internet ou cópia de algum dos colegas, a nota da resenha será automaticamente anulada.
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty RESENHA

Mensagem  Jaene Reis Sex Set 02, 2011 10:59 pm

Desenvolvimento de medidas para um futuro digno

O mundo em que vivemos hoje, é totalmente globalizado, ou seja, tudo gira em torno do capital. E conseqüentemente a idéia é aumentar a produtividade para obter mais lucros. Com isso gerou-se uma enorme competitividade no mercado, com intenção de ter o maior numero de vendas. Isso implicou em benefícios como: o desenvolvimento do país e o apuramento de alta tecnologia, mas também em malefícios como o desemprego em grande escala, alem da baixa qualidade da educação, poluição, aquecimento global, entre outros.
Uma das conseqüências da globalização foi a privatização de empresas , que em minha opinião acarretam lucros maiores somente para elas , deixando de lado grande massa de pessoas desfavorecidas. Quem também sai ganhando com as privatizações, é o estado, pois com a empresa privatizada, ele ganha bem mais lucro, já que anteriormente não dara conta de sustentá-la sozinho.
Daí surge uma questão: quem está no controle da economia? O estado ou as empresas?, O certo seria o estado , mas para quem o estado governa? Para os mercados ou para a sociedade?
É obvio que seria para a sociedade, mas não é bem assim. Pesquisas mostram a divida que o estado tem com a sociedade, por exemplo, o dinheiro do povo que deveria voltar em forma de recursos para o bem-estar da sociedade, é gasto com juros , formulado pelo próprio estado, isso gera desconfiança, pois, se deixa um buraco na relação entre a sociedade e o governo, que deveria ser pacifica.
De acordo com o site proposto pelo fórum, a sociedade brasileira deveria ter uma “postura”, para que pudéssemos “mudar” a situação. É claro que para que as coisas funcionem perfeitamente deve haver colaboração de ambas as partes, mas creio eu que se a sociedade tivesse uma visão mais critica das coisas, algo mudaria em seu beneficio. Para que isso aconteça é necessário ter conhecimento, e para isso não há outra maneira a não ser estudar. Principalmente os jovens, que todos dizem ser o futuro do país. Não discordo, o mundo está realmente nas mãos dos jovens, e cabe a nós idealizar ou ao menos tentar, pôr o desejo da sociedade em pratica. Pois, se queremos um meio agradável para se viver, é preciso lutar por ele, não podemos esperar, é preciso fazer agora, então o foco é formar uma “postura” digna hoje, para que possa repercutir no futuro, conseqüentemente com mais benefícios do que malefícios para a sociedade.

Jaene Reis afro

Jaene Reis

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty resenha

Mensagem  Aristides dos Reis Qua Set 07, 2011 10:46 am

Distribuição de renda

Um país com potencial não significa ter uma sociedade desenvolvida, assim nem sempre a sociedade acompanhar o crescimento do país. Atualmente um país com boa economia que produz e apresenta resultados, tem problemas na saúde, educação entre outros.
Uma grande parte da população brasileira ainda sofre com a má distribuição de renda, à característica da economia brasileira e ter um perfil concentrador, ou seja, o rico ficando mais rico e as classes menos favorecidas praticamente estagnadas. O governo que deveria ser o regulador dessa sociedade teria que devolver a riqueza gerada com a prestação de bens e serviços, assim teria uma sociedade que cresce, mas o que acontece e que quem mais ganha são os capitalistas e estes retêm a maior porcentagem de ganho nesse desenvolvimento. Assim há uma separação entre crescimento produtivo e a sociedade, sendo um termo frustrante a expectativa do aumento da economia geral, e uma conseqüente melhora na vida do brasileiro.
Além disso, com o neoliberalismo que defende a não participação do estado que tende há ter uma política de privatização que garante um crescimento econômico e um desenvolvimento social de um país, mais tudo isso influencia nesse ciclo de concentração do poder, esse ideal praticado nesses países tem problemas como: desemprego, salários baixos e a clara diferença social, mas também esse e um fator que ajuda na base produtiva que os capitalistas tanto gostam, assim ficam nessa balança se melhora de um lado, piora no outro então fica nesta estabilidade.
É como mudar isso?Mudando o modo de agir das pessoas principalmente os jovens, tornando estes mais críticos, pois estes são quase metade da população mundial, fazendo com que essa grande parcela da população mude seu modo de pensar mostrando que o futuro e o reflexo de hoje, criando uma postura mais preocupada com o futuro.

Basketball
Aristides dos Reis
Aristides dos Reis

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Resenha

Mensagem  Ana Carolina Assumpção Seg Set 12, 2011 3:24 pm

Brasil Econômico

Atualmente quando falamos economicamente do Brasil sempre citamos a globalização e os seus efeitos na sociedade em si. Por que a globalização afeta a economia de um país e é um processo econômico social, pois há um processo de aceleração da tecnologia e muita competitividade para se saber quem é o ''melhor'' e isso em certo ponto é bom, pois melhora as comunicações entre todos os países envolvidos e a sociedade em si. E ainda há inserido um ponto positivo que é o neoliberalismo que foi colocado por causa da antiga economia, e esse novo modelo neoliberal só trouxe um crescimento maior e mais estabilidade.
Mas falando só em ''Brasil'' percebe-se que cresceu muito nos últimos anos e no novo governo da presidenta existem estatísticas para que o Brasil cresça mais e se torne uma economia muito grande e conhecida, percebemos também que o mercado brasileiro é muito livre no poder de escolha e de compra de produtos industrializados por outros países, e geralmente o crescimento vem a associado ao comércio internacional e ao crescimento dos mesmos e isso é um fator importante, pois ajuda a melhorar nosso desenvolvimento.E nisso está inserido, por exemplo, uns pontos importantes: importações e exportações as quais geram muito desenvolvimento por que o Brasil está enviando e recebendo novos produtos para a população.
Porém em outro lado fica um dos pontos negativos como as privatizações que em certo ponto não foram tão boas, pois só trouxeram mais dependência econômica e venda de empresas muito fundamentais para o Brasil. E no site que está no fórum há um ponto principal que é a sociedade! E em relação à população X economia há uma grande diferença, pois há muita gente que não é muito ''crescido'' financeiramente e são poucas que tem grande crescimento financeiro, pois há muita diferenciação na distribuição de renda brasileira e isso são falhas relacionadas ao nosso governo por que a sociedade toda deve crescer com as condições financeiras e com toda tecnologia gerava pelo nosso país, pois ocorrendo isso haverá mais hegemonia e bem-estar entre todos nós. rabbit

Ana Carolina Assumpção

Mensagens : 9
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty E os benefícios sociais com a economia?

Mensagem  Amanda Seg Set 12, 2011 6:14 pm

O Brasil ainda é considerado um país emergente, ou seja, ainda está em desenvolvimento, mas conseguimos notar grandes e bons progressos na economia brasileira. Acima de tudo, a economia do Brasil é voltada para fatores principais, sendo eles sociais, de mercado tanto produtor quanto consumidor, investimentos para o crescimento de indústrias internas. São fatores que trabalham em conjunto para um melhor crescimento e desenvolvimento do estado, tudo isso faz parte do “arcabouço” para economia brasileira.
Pode-se perceber que no Brasil o que mais se é elevado em alta para um melhor crescimento econômico é a própria sociedade. Se prestarmos atenção, o que mas se passa em noticiário é sobre inflação, se houve queda, reajustes, gastos públicos e enfim, nosso capital é dependente disso inclusive nós, mas a notícias de que só a indústria brasileira deixou de crescer 3 anos, o que nos volta a cresce que a economia brasileira tende a cair.
A sociedade se revolta com tal situação, um grande exemplo disso foi recentemente a Marcha contra corrupção que reuniu mais de 25.000 mil pessoas(jovens em sua maioria), brasileiros estão revoltados pelo fato da entrada no novo governo terem expectativas de melhoras. A balança não está favorecendo quem realmente deveria favorecer, principalmente numa sociedade onde a mais iniciativa, onde os jovens estão tomando conta e tendo noção do que precisa ser feito, do que é necessário ser melhorado, o mundo está tão desenvolvido onde a internet se torna ponto alvo de maior e melhor informação e mobilizações, e é necessário rever tais fatores até porque isso poderá prejudicar nós a sociedade.
E se bem lembrarmos, não só atualmente que a tais manifestações, como antigamente, época de ditadura e repressão também de jovens só que antigamente era mais violento.
Ainda são necessários muitos "passos" a serem dados a economia brasileira, para avançarmos mais e mais, pois acima de tudo a economia ela trabalha em um ciclo onde a sociedade é o principal meio para qualquer país crescer economicamente, principalmente o Brasil sendo um país capitalista, onde as privatizações estão se tornando muitos focalizadas e estão crescendo bastante, o estado deveria se concentrar nisso lembrando que o certo seria ter um bom controle para saber investir no país, em benefício próprio da sociedade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Amanda
Amanda

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty O desenvolvimento da Economia Brasileira

Mensagem  Andreza S. Ter Set 13, 2011 3:16 pm

A economia se mantém a mesma desde os anos 90, o que a maioria da sociedade ganha da apenas para se sustentar, muitas vezes não sobra dinheiro para comprar coisas diferentes, ou investir em algo, a sociedade fica limitada devido o seu baixo salário. Sem falar daquelas pessoas que nem salário ganha. Já as pessoas com um bom salário, carro, casa estão ameaçados aos perigos que várias cidades do Brasil enfrentam, em qualquer momento elas podem ser roubadas, ficando sem tudo que conseguiram comprar após muito trabalho.

Ao se desenvolver, o Brasil não deve apenas se preocupar em manter o estado atual, tem que dividir as produções em outros territórios, para que assim o país todo cresça junto, não só algumas cidades e estados. Ou seja, o país tem que se desenvolver por completo, não apenas alguns lugares. E a população tem que se desenvolver junto com o país, mudar seus conceitos, tomar consciência de várias coisas que ajude melhor o Brasil e não destruir, prejudicar.

O Governo deve continuar a investir no país, para que melhore cada vez mais, abrir mão de algumas empresas se necessário, que é o caso das privatizações, que traz benefícios, como a qualidade do serviço. Um exemplo de privatização é o das rodovias, que depois de privatizadas melhoraram muito.

Caso não haja melhora hoje no desenvolvimento econômico o jeito é esperar para o futuro, que os jovens de hoje possa mudar. E caso haja melhoria os jovens não poderão estragar tudo que o país conseguiu conquistar. Isso entra no caso de consciência e postura que deve ser tomada por toda a população, principalmente pelos mais jovens que são a esperança de melhora. Os escândalos e roubalheira, que muitas vezes acontece da parte do governo de hoje, só serve para passar uma péssima imagem do Brasil para os outros países.

@AndrezaSFreire study
Andreza S.
Andreza S.

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Re: Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  lailalaricielly Ter Set 13, 2011 8:06 pm

A economia brasileira a serviço de quem? A economia brasileira o certo na verdade era servir nós brasileiro mais a um todo, porem não e bem assim muito pelo contrario parece que quem mais precisa não tem, e essa classe e a maioria.
Isto tem que mudar, se não os pais não vai para frente, ai fica na mesmice da década de 90 para cada cadê as mudanças, quanto tempo mais vai fica assim queremos e precisamos de mudança, mais ai vem outro fato muito precário os administradores sim os vereadores, prefeitos, deputados, senadores todos esses ai que fala isso e aqui pelo voto mais não fazem nadinha de nada, pois tipo ele infestem da educação manda 50 mil quando finalmente chega ao colégio só tem em caixa um cinco mil cadê o resto, para os bolsos dos ricos dos que não precisar se mata de sol a sol, que ta La só na vida manca e o coitado do pobre se mata de trabalho paga os impostos ai? Quando pensa que vai ter mudança né tanto para ele mais para um filho que terá uma boa educação um melhor qualidade de emprego não ver a dificuldade continua a mesma, essa e a realidade boa parte da vida dos brasileiros, ai a pessoas pensa e economia server para quem hoje em dia. O mundo globalizado tem muita a ver com isso tudo pois só querem o dinheiro mais e mais dinheiro sem se importa com o próximo ate mesmo com o futuro do planeta.
Contudo cabem a nos vermos as falhas e corrigimos se a economia não ta legal agente ver e tenta corrigir, pois fala quer todos tem quer ter os mesmos direito e fácil e bonito, porem na pratica e outro historia todos tem direito de uma boa educação, emprego, eu boa vida quando todos tiverem essas condições ai à economia será para todos os brasileiros.


lailalaricielly

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Re: Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  Flavio Lucas Ter Set 13, 2011 8:12 pm

A Economia gera benefícios para a população que vive fora dos polos econômicos?

O Brasil de uns tempos pra cá tem crescido e tudo, mas isso se for reparado gera benefícios para uma unica região, o Sudeste. No sudeste pessoas tem uma boa situação financeira, a maioria com casa própria e vive uma vida ótima, mas e o resto do país, este não vive bem pois além de estar desfavorecido geograficamente, a economia não chega lá, a unica soluçao é ir para os polos economicos e industriais, e talvez pensar que a vida pode dar uma melhorada significativa. Mas no que isso resulta em problemas das capitais que tendem a aguentar um aglomerado de pessoas pronta para uma vida boa, enquanto isso o estado não toma medidas para uma melhor qualidade de vida, isso gera violência e destrói a sociedade que antes vivia sem aquelas pessoas, e o pior é o preconceito vindo da sociedade só por fazer parte de outra sociedade parcialmente diferente. Um exemplo básico para o país são as favelas, as pessoas que vivem em favelas são discrimidas, a sociedade diz que a favela trouxe violencia para a cidade que antes vivia em paz, mas de uns tempos pra cá isso está parando, continua entretanto menos.
Mas no meio disso tudo esta o governo que nada faz, ele da uma minima ajuda para aquelas para a população desempregada, se o governo quisesse mesmo ajuda essas pessoas que saem do interior para as capitais daria emprego a elas, daria moradia. Mas então por que não fazem isso? Para falar verdade ate fazem mas então a população não coopera, prefere ganhar menos que um salario minimo do governo, do que três salários mínimos trabalhando por conta propria. O governo não pode parar de dar ajuda mas deveria diminuir para que esta parte da sociedade crie uma senso economico, que essa parte comece a insvestir em seu país, pois tudo que fazemos esperamos um retorno e isso não é diferante com o governo.

Chumba, chumba Twisted Evil
Flavio Lucas
Flavio Lucas

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Re: Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  Yagnns vignoli Ter Set 13, 2011 8:13 pm

A liberdade e a economia no Brasil

É preocupante falar da economia brasileira, pois quando se aborda esse fato sempre vem outras indagações e dúvidas em relação dos serviços prestados pelas organizações governamentais, que na maioria das vezes é comandada por uma elite e são poucos os representantes propriamente do povo.
Para iniciar as elucubrações em relação ao tema é importante ressaltar grandes teorias a respeito da liberdade, pois essa questão tem grande influência sobre os rumos que nossa sociedade tem buscado; Primeiramente citando o estoicismo, podemos dizer que a verdadeira liberdade está no não se apegar ao que é externo, uma vez que há uma razão para as coisas deixarem de existir; e segundo Jean Jacques Rousseau "ele buscou relacionar natureza e liberdade", segundo ele os homens no estado natural são livres, e esse estado é a melhor fase, o que de melhor pode haver para o ser humano. Muitos estarão se perguntando o que isso tem haver com a economia e o povo brasileiro, na verdade somos condicionados a viver numa economia voltada só para os interesse políticos, visando o enriquecimento de alguns e o empobrecimento de muitos, porque na verdade o verdadeiro trabalhador, aquele que realmente pega no pesado e não tem tempo de estudar para buscar o aperfeiçoamento necessário para melhor se colocar no mercado de trabalho, acaba ganhando menos e pagando mais para o governo, isso se referindo aos altos tributos.Na verdade como coloca Rousseau "o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe". E com o surgimento dessa sociedade organizada e depois capitalizada, o homem acabou por se corromper e levando outros juntos no mesmo interesse vil de poder e riqueza, esquecendo-se do coletivo, pois não basta ir muito longe para ver orbitante má distribuição de renda, um exemplo disso está nas escolas públicas, nos hospitais públicos e outros serviços que eram para ser um exemplo de dignidade mas na verdade é um exemplo de descaso com o trabalhador honesto.
Não podemos desanimar em relação a economia brasileira, temos é que nos perguntar: o que realmente levou o homem a se corromper? Qual fator que, uma vez que a sociedade organizada surge, os leva às adversidades, disputas e rivalidades? Devemos nos preocupar com o rumo que nossa sociedade e economia esta indo para podermos melhorar o futuro e esclarecer os menos favorecidos.

resenha do chumbador bounce
Yagnns vignoli
Yagnns vignoli

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2011
Idade : 74
Localização : jamaica

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Sociedade: um dos principais motivos para o crescimento econômico.

Mensagem  andressa nobre Ter Set 13, 2011 9:14 pm

Atualmente podemos definir a economia brasileira ,como uma especie de economia ''imutável '' , pois a diferença daquilo que foi dos anos 90 até hoje e os instrumentos de política econômica utilizados de 1994 pra cá são praticamente os mesmos, o que nos torna atrasados em relação a outros países.

Inferindo no que de fato é importante economicamente, temos que levar em consideração que a sociedade é um dos principais motivos para que haja um processo de crescimento integral, onde o brasileiros tenham resultados positivos naquilo que se refere não só à quesito de vida, mas especialmente ao bem-estar social. Pois, é fácil analisar que nas ultimas décadas o índice de violência veem crescendo, cujo parâmetro deve ser observado de um todo, ao qual envolve desde a educação , economia até a cultura, mas ressaltando a economia neoliberalista que prega como referência a liberdade,pode-se notar o corrompimento desta, a partir do exemplo de um cidadão que quer comprar algo , mas suas condições financeiras não lhe permite, como também o individuo que precisa se trancar em casa e investir em equipamentos para a sua proteção. E ai nós nos perguntamos, cadê a liberdade que cabe a cada um de nós? ? será que ela é só teoria, ou serve apenas para aqueles que tem acumulo de capital superior.

O crescimento econômico num país, como o nosso capitalista é o que interessa, mas só haverá conclusão deste objetivo, quando houver distribuição na sociedade, no atendimento dos serviços requeridos por esta, pois a partir do crescente nível de desenvolvimento , o que for recolhido pelo governo deve ser devolvido para o conjunto da sociedade, através da prestação de bens e de serviços, o que de fato é o certo. Porém, se não há desenvolvimento, o crescimento acaba ficando apenas com aquela fração que realmente, de uma jeito ou de outro, participou,sendo que ainda tem aqueles que participaram trabalhando e aqueles que participaram acumulando riquezas, o que resulta numa realidade triste, que é aquela de muito para poucos e de pouco para muitos, ou seja numa desigualdade social, onde os indivíduos que acumulam riquezas continuam as acumulando, e o que trabalham dobram seu serviço.

Mas, esta realidade pode mudar , na verdade os Jovens podem mudar, pois ele tem que criar consciência de que o amanhã dele está diretamente relacionado com o hoje, pois nós estamos na revolução científica tecnológica(globalização), o que nos faz crer que por um lado bom, a sociedade está ficando cada vez mais jovem, mas de um lado ruim a base que é a educação está defasada, logo, a formação do indivíduo se dá por um processo de crescimento e desenvolvimento da sua mente, das suas aptidões, seus valores, conceitos e postura diante da sociedade,cujo empenho do governo é de investir nesse sistema, para que haja um desenvolvimento de uma economia saudável e uma sociedade também sadia.

Porquanto, o país vai demorar a ser uma especie de modelo, não se sabe o tempo, mas pode-se dizer que se continuar da maneira que está ,os gráficos de desenvolvimento continuarão os mesmo, e o da violência e desigualdade crescerão, e cabe a sociedade fiscalizar e o governo trabalhar , nesse processo de mudanças.

cat


andressa nobre

Mensagens : 25
Data de inscrição : 08/08/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty A economia Brasileira a serviço de quem ?

Mensagem  Thayanderson Ter Set 13, 2011 9:46 pm

Quando assunto é sobre a economia do Brasil, vários assuntos são discutidos dentro deste tema. Mas alias, a quem a economia brasileira está servindo? Podemos ver que apesar do Brasil estar se desenvolvendo comparado as décadas anteriores, o pobre ainda continua numa situação nada boa e o rico cada vez melhorando de situação financeira.Vemos muito isso no nosso dia-a-dia, o grande numero de pessoas que vão para os locais mais desenvolvidos do país em busca de uma vida melhor mas acabando piorando a situação pois o estado não aguento tamanho numero de pessoas que vêm para o estado em busca de melhorar sua qualidade de vida.Os governos vão passando e o Brasil continua o mesmo, juras de empregos, vida melhor, casas mas tudo continua na mesma.De acordo com o texto, o autor diz que deve-se tomar uma '' postura '', mas aonde que o Estado tem ajudado para tomarmos essa '' postura'' ? Do que vai adiantar globalizar o Brasil mas a sociedade continua com os mesmos problemas com saúde, educação e outros problemas que vemos toda hora em jornais e televisão?Tudo bem que a globalização ajuda no desenvolvimento do país mas a sociedade precisa do governo.O Brasil precisa aprender a distribuir a suas rendas, lembrar que existe estados que estão numa situação bem pior e que precisam de ajuda.A privatização das empresas pode trazer benefícios para o pais, gera empregos e tudo mais mas não é o Estado que está desenvolvendo aquele setor, o dinheiro ganho das empresas são utilizados para cobrir os gastos da empresa, sendo que esse dinheiro poderia muito bem ser utilizado para investir em áreas que estão mais necessitas.

Thayanderson

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Economia: a mudança em nossas mãos.

Mensagem  mairazaranza Ter Set 13, 2011 10:09 pm

Desde os anos 90, a economia brasilleira, pode se dizer que continua a mesma, Ou, que não mudou praticamente nada, pois, nota-se que ao invés de evoluir o pais esta regredindo.O Brasil ate que cresce,mas não distribuiu e essa falta de distribuição para a sociedade que faz com que não haja um desenvolvimento e consequentimente o crescimento so ficam com poucos.Com um enorme histórico de governos corruptos ,a cada novo governo a população se decepciona,boa parte da sociedade brasileira não tem boa condição de vida,trabalham muito e ganham pouco,e sem falar da miséria que algumas pessoas passam,vida boa mesmo,poucas pessoas tem,para haver realmente mudanças importantes,a população deveria cobrar aquilo que nos é prometido, pois,através destas cobranças haverá uma troca entre bens e serviços prestados, fazendo com que exista um crescimento para ambos os lados,sociedade e para o pais,e deixando de lado aquela velha historia de crescimento só para uma parte da população,além de diminuir os indíces de desigualdes sociais e condiçoes de vida indigentes. Muitos acreditam que a mudança esta nas mãos dos jovens,situação em que se encontra boa parte da população mundial, e com essa responsabilidade toda em suas mãos os jovens tem que entender que o amanha esta relacionado com o hoje, que depende dele,porém,o lado ruim é que hoje mais do que nunca,principalmente a educação encontra-se em um estado precário, e sem uma boa educação todos aqueles conceitos que uma boa pessoa,um bom cidadão deve ter,são quase que automaticamente jogados fora, e como o jovem é o futuro de amanha é com ele que o governo deve se preocupar,também.E se o país continuar do mesmo modo que está ,a tendência é que os índices de desenvolvimento continuem os mesmos e cresçam cada vez mais.

mairazaranza

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty A Economia Brasileira em desenvolvimento X Sociedade Populacional Brasileira

Mensagem  Lourrany Gomes Linda Ter Set 13, 2011 10:25 pm

É quase que impossível não notar o desenvolvimento da economia brasileira em relação a produção, capital e tecnologia, mas é em poucos aspectos que podemos notar esse desenvolvimento em prou da sociedade em geral. Levando em conta as necessidades básicas do cidadão brasileiro e a prioridades do governo em aplicar os lucros provenientes do crescimento, o Brasil ainda é um país sem desenvolvimento significativo nas questões sociais, segurança, saúde e educação. De que vale um desenvolvimento no capital do Brasil se ele não é investido de forma correta? assim o Brasil continuará em uma crise de crescimento disfarçado por muito tempo. Acredito que a melhor saída para isso é reforçar cada vez mais na educação para que os jovens de hoje cresçam com a ideia propriamente dita do neoliberalismo sem disfarces ou falsidades, e que o conjunto de jovens com essa ideia faça com que a Sociedade esteja no controle das ações do governo, das empresas e das privatizações sejam elas em prou da sociedade ou não. O capitalismo, a globalização, as privatizações e o crescimento econômico não são coisas exatamente ruins, o que implica tantas críticas é a forma com que elas estão sendo aplicada em nosso país. Embora os pontos negativos estejam pressionando tanto a população os pontos positivos estão presentes também na sociedade brasileira a Internet, a quase que total popularização do computador e a acessibilidade de comunicação. Ainda falta muito para que o Brasil seja um país completamente desenvolvido e que a sociedade e economia sejam tratadas com o mesmo vigor e atenção, mas com uma nova "postura" dos jovens podemos sim reverter essa situação e fazer do Brasil um país mais justo e não só reconhecido pelo Futebol ou Vôlei mas também como o " MELHOR LUGAR PRA SE VIVER"

@sendo linda entre arrobas@
albino

Lourrany Gomes Linda

Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty SOCIEDADE E ECONOMIA

Mensagem  Bianca Ter Set 13, 2011 10:50 pm

A sociedade esta ligada a economia brasileira, pois e considerada a base produtiva e sem a sociedade nada acontece, apesar da economia não ter evoluído de alguns anos pra cá, devido o governo, a população confiou no governo mais não teve um resultado agradável pois procuravam mudanças na sociedade em geral mais principalmente o bem-estar da sociedade brasileira, pois a maioria da população não tem condições financeiras, alias, mais da metade da população não tem uma vida boa, nem todos tem uma segurança melhor, nem todos comem tudo oque quer, e o motivo qual e? Nada mais do que o dinheiro! O Brasil cresceu muito em relação aos anos passados mais não mostrou resultados a sociedade, sem isso pode se considerar que não tem desenvolvimento mais não e isso que o governo diz, oque importa e a classe alta pois precisam de lucro pra que continuem ganhando o seu dinheiro isso acontece com os grandes empresários enquanto o resto da população tem que ralar para ter condições de vida um pouco melhor, o governo não pode abandonar o resto da população, pois isso seria bom para eles mostraria uma grande mudança para a sociedade em geral, existi uma grande possibilidade de tudo isso um dia mudar, o mundo estar cheio de jovens que daqui a alguns anos estão formados e podem ter pensamentos diferentes em relação a ajudar realmente a sociedade, os jovens devem pensar em um futuro melhor, pois eles podem fazer a diferença e ajudar a mudar o pais, eles na devem repetir oque estão fazendo nos dias de hoje, eles devem mudar pensar em um futuro melhor e não seguir maus exemplos, existem muitas oportunidades para mudar, basta querer e lutar, para que possamos fazer com que o Brasil seja um pais onde não importa só o dinheiro e sim um pais onde toda a sociedade possa ter oportunidades de viver melhor!

por: Bianca Wink

Bianca

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty ECONOMIA BRASILEIRA

Mensagem  Deborah de Paula Ter Set 13, 2011 11:58 pm

O Brasil possui uma economia no processo de globalização, que tem como forte característica a competitividade, mistura cultural, entre outras .
A sociedade de uma certa forma gira em torno da economia, e o Brasil vem buscando meios para estabilização da estrutura produtiva por meios das reformas estruturais ou de primeira geração, porém, sem exito, pois da segunda metade dos anos 90 para cá, as mudanças foram minimas, prova disso é a frustração nesse governo, onde a população acreditava que teria uma mudança significativa no modo de vida e bem estar social, o que acabou não acontecendo, o que houve na verdade, foi um aumento da violência, em virtude da falta de segurança, além de outros problemas.
Com tudo isso, o Brasil vem crescendo, porém, a população de um modo geral, não compartilha desse crescimento, pois o crescimento acaba ficando apenas com aquela parcela, que, efetivamente participou de uma forma ou de outra desse processo de crescimento, trabalhando ou acumulando riqueza, sendo que a riqueza fica com quem as acumula.

Deborah de Paula

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty FEITO POR LAYLLAH ANDRESSA -ECONÔMIA DO BRASIL

Mensagem  Layllah Andressa Qua Set 14, 2011 12:01 am

O Brasil possui uma economia no processo de globalização, que tem como forte característica a competitividade, mistura cultural, entre outras .
A sociedade de uma certa forma gira em torno da economia, e o Brasil vem buscando meios para estabilização da estrutura produtiva por meios das reformas estruturais ou de primeira geração, porém, sem exito, pois da segunda metade dos anos 90 para cá, as mudanças foram minimas, prova disso é a frustração nesse governo, onde a população acreditava que teria uma mudança significativa no modo de vida e bem estar social, o que acabou não acontecendo, o que houve na verdade, foi um aumento da violência, em virtude da falta de segurança, além de outros problemas.
Com tudo isso, o Brasil vem crescendo, porém, a população de um modo geral, não compartilha desse crescimento, pois o crescimento acaba ficando apenas com aquela parcela, que, efetivamente participou de uma forma ou de outra desse processo de crescimento, trabalhando ou acumulando riqueza, sendo que a riqueza fica com quem as acumula.

O texto que foi feito acima pelo nome de ' Deborah de Paula ' foi feito por ' Layllah Andressa ' e enviado por engano pelo cadastro da deborah .

Layllah Andressa

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Re: Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  profleo Qua Set 14, 2011 12:03 am

Tópico Fechado.



Obrigado a todos que participaram!
profleo
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 36

https://geografiacsa.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tarefa nº3 - Resenha Empty Re: Tarefa nº3 - Resenha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos