TAREFA nº2

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê ?

Mensagem  Carla Costa em Qui Set 06, 2012 10:22 pm

Na minha opinião assim como nos, seres humanos, temos direitos acho que os outros seres também pois ele são essenciais para a sobrevivencia do ecossistema. Cada ser vivo tem um papel importante para realizar dentro do ecossistema, se uma espécie fica existinta todas as outras seram prejudicadas. Então, é sim importante para todos os seres vivos que haja a conservação da biodiversidade. Porém são poucos os homens que se importam com essa situação causando assim um grande transtorno na vida de todo o planeta.

Carla Costa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respostas para a tarefa n° 2

Mensagem  Gabrielly N. de Oliveira em Sex Set 07, 2012 1:56 am

a) De acordo com o texto, porque é importante conservar a biodiversidade?
Hoje em dia, as pessoas não se esforçam para ajudar nos problemas ambientais, tendo como as principais causas a grande urbanização, a destruição das florestas e as poluições em devidos lugares e entre outras coisas. E futuramente precisamos conservar as espécies para que evite a extinção; pois em uma década cerca de 500 a 1000 especies de animais entram em extinção e o homem é o principal culpado por destruir seus habitats, precisamos ter também as maravilhosas vistas para que no futuro nossas gerações possam aproveitar a boniteza de certos lugares; porque hoje em dia a maioria esta sendo desmatada ou destruída, pela fabricação de remédios também; pois hoje existe muitas plantas que ajudam em alguns tratamentos medicinais; podemos dizer que se a biodiversidade acabar, nossa vida acaba, pois precisamos dela mais que tudo.
O ser humano inclui na sua alimentação um pequeno número de espécies (cerca de 7000) e a agricultura moderna só utiliza cerca de 30 destas espécies. Nem sempre foi assim, o homem inicialmente alimentava-se apenas de espécies silvestres e lentamente foi as seleccionando para potenciar a sua produtividade. Esta selecção provocou um grande impacto ambiental, afectando inclusivamente a biodiversidade, por exemplo: muitas espécies sofreram mutações genéticas, através do melhoramento animal, que comprometem a sua reprodução, estando ela dependente da ajuda do Homem; outras perderam o vigor, a variabilidade genética e por isso ficaram fragilizadas e dificilmente sobrevivem no meio natural.
http://www.slideshare.net/dnpquintino/conservao-da-biodiversidade-ecologia

b) O texto enfatiza a necessidade de conservação da biodiversidade do planeta, tendo como fundamento argumentos exclusivamente econômicos e comerciais? Explique.
Na conservação, os fatores que mais levam importância são os que tem haver com a economia e com o comercialismo, como por exemplo na economia, se acabar a conservação vai acabar com uma das principais atividades econômicas, que é a pesca; que hoje muitas espécies das que mais davam dinheiro entraram em extinção; e um exemplo é o Sável e a Lampreia, não esquecendo do fato de que 40% das economia mundial vem da biodiversidade. E para o comercialismo, esses problemas só dificulta no ganho de dinheiro, sem atividades econômicas, mais o comercio perde.
Diferentemente do senso comum de que existe uma contradição entre desenvolvimento econômico e a conservação da natureza, há um crescente reconhecimento da importância da conservação dos recursos naturais para a economia, no presente e no futuro. A criação e implementação de áreas protegidas é um dos principais instrumentos para a conservação da biodiversidade e de valores culturais associados, assim como para o uso sustentável dos recursos naturais (MMA, 2009a). No campo da conservação, a interdependência entre o bem-estar humano e a conservação de recursos naturais é atualmente reconhecida e resguardada em instrumentos políticos, tanto a nível nacional através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Plano Nacional de Áreas Protegidas, como internacionalmente, através da Convenção sobre Diversidade Biológica e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No campo do desenvolvimento econômico, os valores associados às áreas protegidas ainda precisam ser reconhecidos devidamente. http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1058:catid=28&Itemid=23

c) As espécies devem ser conservadas apenas porque são úteis à sociedade? Por quê?
Não.Porque não devemos ser tão egoístas, Deus deu a vida tanto para humanos quanto para os animais, não devemos mudar isso, e também se as espécies de animais morrerem, as pessoas também perdem, pois sem a biodiversidade é impossível vivermos.
A diversidade de organismos vivos sobre a superfície do planeta sempre foi um fator de estudos e de muita preocupação por parte dos cientistas em todo mundo, entretanto essa preocupação sempre esteve restrita em níveis que atentavam apenas e tão somente com o estabelecimento quantitativo das espécies vivas. De fato, não havia grande preocupação em entender o porquê, nem o como as espécies se distribuíam pela Terra e que significado isso poderia ter na manutenção da vida no planeta como um todo. Mais recentemente, a atenção com a questão ambiental em escala planetária fez com que a preocupação em relação a Biodiversidade passasse a ser também qualitativa, a fim de poder representar a efetiva importância das espécies na composição total do planeta.
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1230435

Gabrielly N. de Oliveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  profleo em Sex Set 07, 2012 2:47 pm

TÓPICO FECHADO!


OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO
avatar
profleo
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/07/2011
Idade : 30

Ver perfil do usuário http://geografiacsa.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TAREFA nº2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum